21 2461-0300

Pirelli consulta equipe e pilotos sobre tipos de pneus para a temporada de 2019

Pirelli consulta equipe e pilotos sobre tipos de pneus para a temporada de 2019

Por: Gabriela Rabinovici

A Pirelli tornou-se a única fornecedora de pneus da Fórmula 1 e tem a tarefa de fornecer itens de alta qualidade para os GP’s. A marca vai permanecer na F1 pelo menos até 2023 e está feliz com este compromisso.

De acordo com Mario Isola, chefe da fabricante italiana, é importante envolver equipes e pilotos nas escolhas dos pneus. “Queremos a opinião de quem está usando, é um pouco complicado, mas queremos fazer a melhor escolha possível, sempre. Queremos o feedback de todo mundo e não apenas qual pneu querem, mas também os motivos que fariam esta ser a melhor escolha”, disse.

Vale mencionar que a Pirelli já anunciou oficialmente as escolhas de pneus e os jogos de compostos obrigatórios que as equipes terão de usar nas quatro primeiras provas da temporada de 2019 da Fórmula 1.

A primeira trata-se do GP da Austrália, em Albert Park, marcado entre 15 e 17 de março. Em seguida será no Bahrein (dos dias 29 a 31 do mesmo mês), na China (entre 12 e 14 de abril) e Azerbaijão (duas semanas depois).

Os pneus duros, médios e macios foram os determinados para estas corridas que ocorrerão em Melbourne, Sakhir, Xangai e Baku, sendo que uma das novidades para a próxima temporada é a de que serão utilizadas apenas três cores (branca, amarela e vermelha) para diferenciar, com faixas laterais, os tipos de compostos. E serão cinco especificações disponíveis, com o C1 identificado como o mais duro e o C5 como o mais macio.

Segundo a Pirelli, cada piloto deverá guardar um jogo de pneu do mais macio entre os três compostos indicados para o fase derradeira do treino de classificação para o grid, o Q3. “Este jogo será então devolvido por aqueles que se classificarem entre os dez melhores, mas os pilotos restantes poderão mantê-lo para a corrida”, explicou.

Novidades em 2021:

Em 2021 haverá a adoção de rodas com aros de 18 polegadas, em vez das 13 atuais, o que, por consequência, fará os pneus sofrerem alterações significativas, ficando com o perfil mais baixo. Os pneus dianteiros serão mais estreitos e, em vez dos atuais 305 milímetros de largura, passarão a ter 207, enquanto traseiros terão o diâmetro alterado de 670 para 700 ou 720 mm (ainda sem definição).

Fique por dentro:

Calendário Pirelli 2019 repleto de estrelas:

https://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/calendario-pirelli-2019-repleto-de-estrelas/

Pirelli vai simplificar nomes de pneus da F1 em 2019:

https://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/pirelli-vai-simplificar-nomes-de-pneus-da-f1-em-2019/

Gabriela Rabinovici

Open chat