21 2461-0300

Peças desgastadas contribuem para o aumento da poluição

Peças desgastadas contribuem para o aumento da poluição

Por: Gabriela Rabinovici

O aumento da poluição e o excesso de carros nos centros urbanos têm causado indiscutíveis prejuízos ao meio ambiente e à saúde da população. Um carro desregulado emite até 50% mais gases na atmosfera e caso esteja acima da média permitida poderá ser reprovado na vistoria anual obrigatória do Detran.
Quando peças como velas, cabos e bobinas de ignição, sensores de rotação, polia, chicotes elétricos e conectores estão desgastadas podem prejudicar o catalisador, componente responsável por converter até 98% dos gases tóxicos provenientes da combustão em substâncias inofensivas. Assim, uma grande quantidade de combustível queimado vai parar no escapamento, resultando em uma maior emissão de poluentes.
Para evitar que isso aconteça observe a luz da injeção eletrônica no painel do veículo. Seu acionamento significa que há problema em algum componente do sistema de emissões. É preciso ainda, prestar atenção aos ruídos no sistema de escapamento, pois eles podem indicar avarias no catalisador.
O prazo das manutenções também deve ser respeitado. Geralmente, o catalisador apresenta problemas devido à falta de manutenção de outros itens do veículo ou do uso de produtos inadequados como combustível de má qualidade.

Dicas:
– Além de manter a manutenção em dia, vale utilizar carros com tecnologia e materiais eco-friendly, que ajudam a diminuir os gastos e o impacto ambiental. Os pneus da linha “Green Performance” da Pirelli, por exemplo, possuem durabilidade 10% maior comparado aos pneus convencionais e reduzem a resistência ao rolamento em até 20%, economizando combustível em até 6%;
– Em caso de troca de peças, escolha somente itens originais de marcas reconhecidas pelas montadoras. No caso do catalisador, ele precisa ter selo do INMETRO.
Faça a manutenção periódica em uma oficina mecânica de confiança como a Widmen, lá você encontra peças originais e realiza a inspeção ambiental veicular para controlar a emissão de gases poluentes.

Leia mais:
Aprenda a economizar o combustível do carro:

Aprenda a economizar o combustível do carro


As vantagens dos pneus ecológicos:

As vantagens dos pneus ecológicos

Carlos

Open chat