21 2461-0300

Os perigos de andar na banguela

Os perigos de andar na banguela

Por: Gabriela Rabinovici

Se você está acostumado a desengatar a marcha em descidas, achando que vai economizar combustível, está enganado. Andar na banguela é uma prática equivocada quando o assunto é redução de custos e pode ainda, resultar em multas e acidentes.

Descer com o carro em ponto morto ou colocar a alavanca na posição “N” (Neutro, no caso dos veículos automáticos) gera um maior consumo de combustível do que descer engatado, pois o sistema de injeção eletrônica entende que o carro está em marcha-lenta, fazendo-o pedir mais combustível.

Um agravante da prática é a perda de estabilidade proporcionado pelo carro desengrenado. Se houver um desvio brusco ou se o motorista precisar retomar a velocidade rapidamente, a falta de controle do veículo pode ser fatal.

Além disso, o sistema de frenagem fica sobrecarregado, já que usando o ponto morto, será preciso estar o tempo todo com o pé no pedal, gerando superaquecimento, desgaste precoce e até mesmo, danos relevantes.

O câmbio é outro componente prejudicado ao andar na banguela. A caixa de marcha deixa de receber a lubrificação adequada e, em longo prazo, a peça pode travar e gerar alto custo de manutenção.

Além do perigo, o prejuízo também pode vir em forma de multa, isso porque a prática consiste em uma infração média, com multa de R$ 130,16 e quatro pontos carteira.

A recomendação é evitar a famosa banguela e andar sempre com o motor engrenado. Dessa forma, a viagem torna-se muito mais segura.

Fique por dentro:

Qual é a hora certa de fazer a revisão dos freios?

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/qual-e-a-hora-certa-de-fazer-a-revisao-dos-freios/

Por que alguns carros só ligam com o pé na embreagem?

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/por-que-alguns-carros-so-ligam-com-o-pe-na-embreagem/

Carlos

Open chat