21 2461-0300

Os benefícios do sensor de embriaguez

Os benefícios do sensor de embriaguez

Por: Gabriela Rabinovici

Entre tantas tecnologias desenvolvidas para os automóveis, uma promete trazer ainda mais segurança para todos: o sensor de embriaguez. Com a Lei Seca, o número de acidentes no trânsito causados por motoristas alcoolizados diminuiu, entretanto, as estatísticas ainda são alarmantes.

Diversos são os sistemas criados para identificar não só a embriaguez por álcool, mas também se o motorista está com sono, usou drogas ou se teve algum problema cardíaco.

Entre os tipos de sensores estão o sensor no volante destinado, por enquanto, a carros empresariais que capturam os gases emitidos pela pele das mãos do motorista. Ao identificar o nível alcoólico, um sinal é enviado ao GPS do sistema, fazendo com que um alarme seja disparado para os devidos responsáveis.

Outro sensor consiste em um tipo de microfone localizado dentro do estofado da poltrona do motorista que capta a vibração da respiração e batimento cardíaco sem causar desconforto ao condutor. Ao identificar alguma irregularidade, um alerta é emitido. Muitos sistemas estão em fase de testes para chegar ao consumidor com eficácia e prometem evitar muitos acidentes fatais no trânsito.

É fundamental que o motorista saiba que dirigir embriagado consta como infração gravíssima, com risco de multa de R$ 1.915,40, sete pontos na carteira e suspensão da Carteira Nacional de Habilitação por 12 meses. O motorista terá que realizar um curso de reciclagem em autoescola e, caso provoque acidente com morte, poderá pegar até oito anos de prisão em regime fechado.

Evite acidentes, pratique sempre a direção defensiva!

Fique por dentro:

Como evitar que o alarme do carro dispare sozinho:

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/como-evitar-que-o-alarme-do-carro-dispare-sozinho/

As vantagens da central multimídia dos carros:

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/as-vantagens-da-central-multimidia-dos-carros/

]]>

Carlos

Open chat