21 2461-0300

O que são lonas de um pneu?

O que são lonas de um pneu?

Por: Gabriela Rabinovici

Um pneu não é constituído apenas de borracha, ele também é composto por outros materiais que conferem forma e resistência ao item. As chamadas lonas ou lonas de corpo são camadas de tecido revestidas com borracha que formam a carcaça do pneu.

Elas se localizam de forma perpendicular à banda de rodagem nos pneus radiais e podem ser de poliéster, nylon ou aço. A carcaça é responsável por dar rigidez ao pneu, sustentar o peso do veículo e suportar a pressão interna do item.

Os pneus radiais são compostos ainda por cintas ou lonas estabilizadoras formadas por pequenas placas de fios de aço para reforçar a área sob a banda de rodagem e proporcionar melhor aderência ao solo, resistência à perfurações e estabilidade.

Quanto mais lonas o pneu tiver, mais resistente ele será. Veículos de carga precisam suportar um peso maior, sendo assim, a lona de corpo dos seus pneus possuem estrutura dupla ou são constituídas de aço.

Veículos de alta performance, que atingem altas velocidades, geralmente possuem lonas de reforço em seus pneus, compostas por camadas extras de dois ou mais cordonéis de poliéster que ajudam a reforçar a estrutura da carcaça.

A Widmen oferece uma gama de pneus Pirelli com alta resistência e durabilidade para o seu veículo. Vá até uma de nossas cinco unidades localizadas no Rio de Janeiro e Niterói.

Leia mais:

Saiba o que é o offset de uma roda:

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/saiba-o-que-e-o-offset-de-uma-roda/

Saiba identificar o índice de carga e velocidade máxima do pneu:

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/saiba-identificar-o-indice-de-carga-e-velocidade-maxima-do-pneu/

]]>

Carlos

Open chat