21 2461-0300

O motor do carro ferveu? Saiba o que fazer

O motor do carro ferveu? Saiba o que fazer

Por: Gabriela Rabinovici

O superaquecimento tem como causas principais a falta de circulação de água pelo circuito e a falta de refrigeração do radiador. O ideal é que o carro trabalhe entre 90ºC e 100ºC, mas se houver uma deficiência no sistema de arrefecimento, ele pode ferver. A cena é bem comum: uma fumaça branca começa a sair do motor e o motorista se vê obrigado a encostar o veículo. Mas e depois, como proceder?
Após parar em local seguro e desligar o motor, deve-se acionar o reboque. Vale levantar o capô para ajudar o motor a esfriar mais rápido, mas é preciso muito cuidado para os vapores não causarem queimaduras. Outra medida é ligar o ar quente para ajudar a drenar o calor do motor, mas isso não vale se o carro estiver no nível máximo de aquecimento (observe o marcador de temperatura do veículo).
Atenção! Nunca jogue água fria, pois isso pode causar sérios danos ao motor. O tempo médio para que ele esfrie é meia hora. Lembre-se de escolher uma mecânica especializada para realizar o reparo.

Principais dicas para evitar o superaquecimento:

Esteja sempre atento ao símbolo de termômetro no painel de instrumentos. Se a luz vermelha estiver acesa, a água do radiador não está na temperatura ideal para resfriar o motor. Mantenha o líquido de arrefecimento (conhecido como água do radiador) dentro dos níveis máximo e mínimo marcados no seu reservatório.
Muitos fatores podem colaborar para que o seu carro ferva, como furos na bomba d’água que causam vazamento do líquido de arrefecimento pelo selo de bloco, avaria no radiador ou na correia da ventoinha, cabeçote furado, válvula termostática travada, vaso expansor danificado, entre outros, por isso, a dica principal é manter a manutenção em dia!
Garanta mais tranquilidade e segurança no trânsito. Faça a manutenção periódica do seu veículo na Widmen! Estamos localizados no Recreio, Barra, Botafogo, Tijuca e Niterói.

Leia mais:

Dicas para aumentar a durabilidade do motor:

Dicas para aumentar a durabilidade do motor

As diferenças entre os tipos de motor:

As diferenças entre os tipos de motor

Carlos

Open chat