21 2461-0300

Nem murchos, nem cheios demais: a importância da calibragem correta dos pneus

Nem murchos, nem cheios demais: a importância da calibragem correta dos pneus

Por: Gabriela Rabinovici

Ignorar a calibragem dos pneus resulta em uma série de problemas ao veículo. Quando estão com a pressão abaixo do indicado, os itens sofrem maiores danos com impactos, o carro fica mais suscetível à aquaplanagem e corre o risco até mesmo de capotar. Já quando estão cheios demais perdem a aderência ao solo e a estabilidade em curvas, além disso, a distância de frenagem aumenta, o que pode provocar graves acidentes.
Antes de tudo, consulte a pressão adequada no manual do fabricante ou verifique as placas indicativas presentes na porta do motorista, porta-luvas ou na parte interna da tampa do reservatório de combustível. Vale lembrar que cada modelo possui uma calibragem específica e há diferença entre os pneus dianteiros e traseiros e quando o veículo está com carga ou vazio.
A recomendação é que os pneus sejam calibrados uma vez por semana ou, no mínimo, a cada quinze dias e, de preferência, pela manhã com os pneus frios. Não se esqueça do estepe! Pneus inflados com nitrogênio devem ser calibrados normalmente, a cada uma semana ou quinze dias.
Notou que os itens estão esvaziando muito rápido? Antes de calibrá-los verifique se há pregos ou outros materiais presos que possam ter feito um furo no pneu. Se confirmar a avaria, leve seu carro imediatamente a uma mecânica especializada para averiguar o problema.
Atenção:
– Quando estão com pouco ar, os pneus tendem a consumir até 20% a mais de combustível e podem desgastar-se 50% mais que um pneu calibrado;
– Opte sempre por aparelhos de calibragem em postos de combustíveis, em oficinas especializadas e em lojas de venda de pneus que sejam de confiança. 
Pneus devem oferecer máxima segurança aos ocupantes do veículo, por isso, faça a manutenção periódica dos itens na Widmen mais próxima de você!

Saiba mais:

As principais causas do alto consumo de combustível:

As principais causas do alto consumo de combustível

A importância da manutenção dos rolamentos de roda:

A importância da manutenção dos rolamentos de roda

Carlos

Open chat