21 2461-0300

Motores 8V e 16V: conheça as diferenças

Motores 8V e 16V: conheça as diferenças

Por: Gabriela Rabinovici

Hoje, existem diversas opções de motorização no mercado automotivo para atender as diferentes necessidades dos condutores. É possível encontrar motores com 8, 16, 24 válvulas, no entanto, os mais conhecidos são os motores 8V e 16V. Mas qual é a diferença entre eles?

As válvulas são as principais responsáveis pela entrada e saída de ar no motor. O ar entra na câmara de combustão (chamadas de válvulas de admissão) e os gases resultantes da queima do combustível saem para o escapamento (chamadas válvulas de escape). Quanto maior o número de válvulas, mais ar penetra no motor para a combustão.

– 8 válvulas:

Quando o automóvel possui oito válvulas, serão duas por cilindro. Ele é mais ágil na arrancada e em baixa rotação. Porém, ao subir o giro do motor, nota-se uma sensação de “estrangulamento” e o motor perde eficiência, gerando menos potência.

É ideal para uso na cidade, ou seja, para quem enfrenta o trânsito congestionado, enfrentando sinais de trânsito e engarrafamentos. Outra vantagem do 8V é que ele gera maior economia para o motorista, pois tem menor custo de manutenção e gasta menos combustível do que o de 16V.

– 16 válvulas:

Quando o automóvel possui 16 válvulas, oito são de admissão e oito de escape. Ele é indicado para quem gosta muito de pegar a estrada ou para quem deseja uma pegada mais esportiva ao volante.

Embora o 16 válvulas gaste mais na cidade do que o 8 válvulas, na estrada, o 16V é mais econômico, além de ter o tempo de resposta e retomada do automóvel melhor do que o 8V.

Manutenção:

Não deixe de analisar seu veículo como um todo para evitar a perda de potência e outros problemas. Seja para carros econômicos ou potentes, a Widmen oferece o melhor custo benefício em manutenção do Rio de Janeiro.

Saiba mais:

Dicas para aumentar a durabilidade do motor:

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/dicas-para-aumentar-a-durabilidade-do-motor/

Saiba como funciona o motor turbo de um carro:

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/saiba-como-funciona-o-motor-turbo-de-um-carro/

Gabriela Rabinovici

Open chat