21 2461-0300

Mobilidade inteligente: invenções que trazem mais conforto e praticidade ao motorista

Mobilidade inteligente: invenções que trazem mais conforto e praticidade ao motorista

Por: Gabriela Rabinovici

A indústria automotiva é uma das mais importantes e fortes do mundo. Atualmente, ela vem passando por um período de mudança significativa, introduzindo veículos mais inteligentes no mercado, com novas tecnologias baseadas em digitalização e automação.

Os sistemas de comando por voz são exemplos disso. Embora existam em alguns veículos há mais de 10 anos, ele estão cada vez mais precisos e podem realizar de simples chamadas telefônicas via Bluetooth a seleção de músicas por meio do seu playlist, até pedir informações sobre o tempo, programar destinos fornecendo o endereço, ajustar o ar-condicionado e adicionar compromissos na agenda. Hoje, eles estão presentes até mesmo em alguns modelos compactos nacionais.

Todas essas funções proporcionam praticidade ao motorista e também são grandes aliadas da segurança, já que o sistema ajuda a reduzir o número de acidentes causados pelo uso do smartphone ao volante.

E por que não oferecer mais conforto ao motorista que, muitas vezes, passa horas no trânsito? Pensando nisso, diversas montadoras desenvolveram assentos pra lá de especiais, com massageadores, ventilação e até aquecimento para os dias mais frios. As funções ainda são restritas para alguns veículos de luxo que, no caso do massageador, contam com câmaras pneumáticas espalhadas pelo encosto e assento, inflando alternadamente, simulando uma massagem. No caso da ventilação ou aquecimento, pequenos ventiladores ou aquecedores são colocados na parte interna do banco de couro perfurado.

Vale mencionar que há muitos protótipos de veículos autônomos sendo desenvolvidos para melhorar ainda mais essas funções e garantir a melhor experiência dentro de um carro.

A Faurecia, fornecedora automotiva francesa e o Centro para Pesquisa em Design de Stanford, por exemplo, querem transformar o assento do motorista em um banco superinteligente, capaz de ler sua respiração e batimentos cardíacos com a ajuda de sensores para saber se você está normal, feliz, triste, estressado, cansado, com sono, etc e agir de forma a te deixar mais confortável ou desperto.

Saiba Mais:

Conheça os principais fatos sobre a invenção dos pneus:

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/conheca-os-principais-fatos-sobre-a-invencao-dos-pneus/

Controle de estabilidade: quais as situações certas para desligar o dispositivo:

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/controle-de-estabilidade-quais-as-situacoes-certas-para-desligar-o-dispositivo/

Carlos

Open chat