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Mitos e verdades sobre o câmbio automático

Mitos e verdades sobre o câmbio automático

Por: Gabriela Rabinovici

O câmbio automático se diferencia do câmbio manual por não precisar da intervenção do motorista para passar as marchas. O sistema possui autonomia para detectar a relação entre a velocidade e a rotação do motor e decidir pela troca automática adequada.

Isso é possível, porque em vez de engrenagens fixas de marcha, uma atrás da outra, o câmbio automático utiliza engrenagens planetárias que produzem diferentes relações de marcha.

Dessa forma, quando o motorista coloca a alavanca seletora em “Drive” (D), as trocas são feitas automaticamente, tornando dispensável, o pedal de embreagem. O câmbio automático se adapta melhor em carros com maior potência e podem ter 3,4,5,6,8 e até 9 velocidades, dependendo do modelo do veículo.

Embora esteja há algum tempo no mercado automotivo, o sistema automático ainda gera dúvidas em muitos condutores. Veja os principais mitos e verdades:

– Consome mais combustível

Mito. Os modelos atuais têm um dispositivo chamado embreagem de bloqueio, que ajuda a manter os giros baixos em marchas reduzidas, evitando assim, o alto consumo.

– Possui trocas mais rápidas

Verdade. As trocas proporcionadas pelos câmbios automáticos estão cada vez mais rápidas, a ponto de se aproximar dos automatizados de dupla embreagem. Além disso, o sistema permite fazer a mudança sem interromper a entrega de torque para as rodas.

– Não precisa puxar o freio de estacionamento

Mito. A posição P do câmbio automático aciona uma trava mecânica que impede a rotação das rodas de tração, mas o sistema não tem a mesma eficiência que o freio de estacionamento, portanto o freio em si nunca deve deixar de ser acionado, especialmente em ladeiras.

– Vida útil é maior

Verdade. Caso não haja problemas de operação ou qualidade, não há necessidade de fazer troca de peças até pelo menos 150 mil quilômetros. Em alguns casos, a vida útil pode chegar a 300 mil quilômetros.

– Causa mais desgaste dos freios

Mito. Quando o veículo está parado com o freio acionado, não há movimento relativo nos freios, portanto, não ocorre qualquer tipo de desgaste.

Procure uma oficina mecânica de confiança como a Widmen para realizar a manutenção completa do sistema de transmissão do seu carro.

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O que fazer com o lubrificante do câmbio:

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