21 2461-0300

MIT desenvolve sistema para carros trafegarem através da neblina

MIT desenvolve sistema para carros trafegarem através da neblina

Por: Gabriela Rabinovici

As condições adversas de tempo são fatores que podem prejudicar o seu real desempenho no ato de conduzir, tornando maior, a possibilidade de um acidente de trânsito. A chuva, o vento, o granizo, a neve, o calor excessivo e a neblina diminuem muito a nossa capacidade de ver e avaliar as condições reais da estrada e do veículo.
A neblina é uma das condições adversas mais preocupantes. O fenômeno é o resultado do choque entre uma massa de ar quente e uma massa de ar fria e, geralmente, ocorre em pontos de variação de temperatura, como em subidas de serras, vales e próximo a rios e lagos. Pode ser sutil ou densa e costuma ocorrer ao amanhecer ou no início da noite, dificultando a visibilidade do motorista e deixando a pista úmida, o que prejudica a frenagem.
Pensando nisso, os pesquisadores do MIT, renomado Instituto de Tecnologia de Massachusetts, nos Estados Unidos, desenvolveram um novo sistema de imagens que ajudará carros autônomos a enxergarem através da neblina.
O sistema de imagens é baseado em pequenos disparos de laser que conseguem calcular com precisão a distância dos objetos, mesmo através da neblina densa. Uma câmera conta o número de fótons que retornam ao seu sensor a cada trilionésimo de segundo, e quando esses resultados são representados graficamente, o sistema é capaz de aplicar filtros matemáticos específicos, revelando picos de dados que, por sua vez, revelam objetos reais ocultos no nevoeiro.
Os testes foram realizados em uma pequena câmera com cerca de 1 metro de comprimento. O sistema foi capaz de visualizar objetos de forma clara a 21 centímetros de distância em situações em que humanos não eram capazes de discernir.
Confira o vídeo que explica o funcionamento do sistema: https://goo.gl/qKsu3K

Lembre-se que para garantir mais segurança em situações adversas é preciso estar com a manutenção do carro em dia. Peças como faróis, palhetas e pneus devem estar em perfeitas condições. Faça o check-up completo do seu carro na Widmen!

Leia mais:
Dicas para conduzir com ventos fortes:

Dicas para conduzir com ventos fortes

Dicas para evitar problemas com o carro no inverno:

Dicas para evitar problemas com o carro no inverno

Open chat