21 2461-0300

Marcações do pneu: entenda o que é Treadwear, Traction e Temperature

Marcações do pneu: entenda o que é Treadwear, Traction e Temperature

Por: Gabriela Rabinovici

As marcações nos pneus são essenciais para designar suas características e ajudar na hora da compra de um novo item. Na lateral do pneu encontram-se três indicadores de desempenho e segurança, definida pelo DOT como classificação Uniform Tire Quality Grade (UTQG), muito importantes para medir o nível de rendimento do pneu, são eles:

– Treadwear:

É o indicador de durabilidade do pneu. Este índice corresponde à velocidade em que um pneu se desgasta. Os valores variam de 60 a 620, sendo 100, o número de referência. Por exemplo, se o Treadwear do pneu é 200, significa que sua durabilidade equivale ao dobro que em um pneu normal. Portanto, quanto maior for o Treadwear, maior será a duração da peça.

– Traction:

É o indicador de tração de um pneu e corresponde à aderência do item em pista molhada. O índice é expressado através das letras: AA, A, B e C, sendo o AA o mais elevado e o C mais baixo. Quanto mais alto for o índice de tração, mais curta será a distância de frenagem.

– Temperature:

 É o indicador de resistência do pneu ao aquecimento e à capacidade de dissipar calor. O índice é expressado através das letras A, B e C, sendo A a melhor e C o mínimo aceitável. Deve-se levar em conta as condições do pneu, pois esses valores correspondem a um pneu inflado corretamente e sem sobrecarga.

É importante saber que esse sistema de classificação foi testado, mas não garante a durabilidade e o desempenho indicados. Fatores como manutenção, tipo de pista em que se trafega e estilo de dirigir influenciam no rendimento dos pneus.

Uma das maneiras de prolongar a vida útil da peça é fazer a manutenção periódica em uma oficina mecânica de confiança como a Widmen.

Fique por dentro:

Saiba identificar a validade do pneu:

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/saiba-identificar-a-validade-do-pneu/

Entenda a diferença entre pneus simétricos, assimétricos e direcionais:

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/entenda-a-diferenca-entre-pneus-simetricos-assimetricos-e-direcionais/

]]>

Carlos

Open chat