21 2461-0300

Manutenção preventiva, preditiva e corretiva: entenda a diferença

Manutenção preventiva, preditiva e corretiva: entenda a diferença

Por: Gabriela Rabinovici

Quem possui um carro, sabe que ele oferece comodidade, mas precisa de cuidados. Realizar a manutenção é imprescindível para garantir segurança e manter o bom funcionamento de todos os itens. Mas qual o tipo de manutenção mais indicada para o seu veículo?

Existem três tipos principais de manutenção veicular: a preventiva, a preditiva e a corretiva. Entenda a diferença:

Manutenção preventiva:

No manual do fabricante é possível encontrar os prazos e tipos de serviços a serem realizados no seu carro, não importa o modelo. Esse tipo de manutenção está relacionada com economia e segurança, pois realizando-a no tempo certo, evita-se gastos com reparos emergenciais.

Manutenção preditiva:

Toda peça tem sua durabilidade média definida pelo fabricante do veículo, sendo assim, uma oficina mecânica especializada verifica, através de equipamentos especiais, as condições de determinados itens, a fim de identificar possíveis problemas a curto prazo, fazendo a substituição de forma preventiva.

Manutenção corretiva:

“Prevenir é melhor do que remediar”, sendo assim, é importante não deixar seu veículo chegar ao estágio de reparos. Esse tipo de manutenção ocorre para consertar peças que deixaram de funcionar, sejam elas de custo alto ou baixo. O problema é que a falta da manutenção preventiva, vai implicar em diversas idas à oficinas mecânicas para realizar a manutenção corretiva.

A Widmen possui equipe especializada para fazer todos os tipos de manutenção no seu carro. Vá até uma das cinco unidades localizadas no Rio de Janeiro.

Leia mais:

Dicas de manutenção preventiva:

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/dicas-de-manutencao-preventiva/

A importância de manter a pressão ideal dos pneus:

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/a-importancia-de-manter-a-pressao-ideal-dos-pneus/

]]>

Carlos

Open chat