21 2461-0300

Lei Seca: saiba tudo sobre o teste do bafômetro

Lei Seca: saiba tudo sobre o teste do bafômetro

Por: Gabriela Rabinovici

Em junho de 2008 foi promulgada a Lei Seca com o intuito de evitar o número de acidentes de carro no país, penalizando os condutores que dirigem sob efeito de álcool. O nível alcoólico no motorista pode ser comprovado através do exame de sangue ou bafômetro.

Em uma blitz de trânsito, o motorista que for parado será solicitado a realizar o teste do bafômetro e, se caso apresentar mais de seis decigramas de álcool por litro de sangue terá que pagar multa equivalente a R$ 1.915,40, a carteira de habilitação será recolhida, o veículo retido e ficará 12 meses proibido de dirigir. Quem for flagrado dirigindo sob efeito de álcool pela segunda vez em um ano, pagará o dobro da multa: R$ 3.830,80.

No Brasil, o motorista pode se negar a fazer o teste do bafômetro. Entretanto, os policiais podem constatar sinais de embriaguez como, olhos vermelhos, exaltação, odor de álcool, dificuldade de equilíbrio, assim, o agente de trânsito vai avaliar se é passível de pena ou não. O motorista alcoolizado que provocar morte poderá pegar entre 8 e 16 anos de prisão e se provocar lesão grave pegará de 3 a 8 anos de prisão.

Depois da implantação da Lei Seca, o número de pessoas que afirmavam dirigir alcoolizados caiu, assim como os óbitos nas principais capitais do país caiu.

Fique por dentro:

Cuidados ao dirigir na chuva:

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/cuidados-ao-dirigir-na-chuva/

A importância de utilizar o cinto de segurança no banco traseiro:

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/a-importancia-de-utilizar-o-cinto-de-seguranca-no-banco-traseiro/

]]>

Carlos

Open chat