21 2461-0300

Land Rover desenvolve sistema de condução autônoma off-road

Land Rover desenvolve sistema de condução autônoma off-road

Por: Gabriela Rabinovici

A Land Rover é uma marca britânica consagrada no mercado automotivo por seus veículos altos, largos, potentes e luxuosos que garantem conforto, resistência e durabilidade, sendo ideais para viagens e aventuras.

Pensando em levar carros autônomos para todos os tipos de terreno, a montadora desenvolveu o projeto Cortex, o primeiro do mundo a permitir a condução em condições climáticas adversas: terra, chuva, gelo, neve ou neblina.

Como parte do projeto, está sendo projetada uma técnica de “5D”, combinando dados acústicos, de vídeo, de radar, de detecção de luz e de detecção de distância (LiDAR) em tempo real. O acesso a esses dados combinados melhora a consciência do ambiente em que o carro se encontra. O aprendizado da máquina permite que o carro autônomo se comporte de maneira cada vez mais sofisticada, fazendo com que ele lide com qualquer condição climática em qualquer terreno.

Chris Holmes, diretor de Investigação e Desenvolvimento do Veículo Online e Autônomo da Jaguar Land Rover, explica: “Este projeto é crucial para aproximar o veículo aos nossos clientes num futuro próximo. Juntamente com os nossos parceiros da AutopleX, vamos aliar os nossos desenvolvimentos em conetividade e autonomia de modo a melhorar os nossos veículos autônomos para que possam operar de forma mais segura em situações mais difíceis e com trânsito real. Este projeto vai permitir-nos oferecer a tecnologia mais sofisticada e funcional num veículo autônomo.”

O Cortex foi anunciado como parte da terceira rodada de financiamento para veículos conectados e autônomos da Innovate UK em março de 2018 e conta com a colaboração de parceiros como a Universidade de Birmingham, da Inglaterra (líder mundial em pesquisas sobre radar e sensores para plataformas autônomas) e a empresa britânica de software Myrtie (especialistas em aprendizado de máquina).

Valor do projeto:

O modelo de off-road autônomo está sendo produzido com valor estimado de 3,7 milhões de libras esterlinas – aproximadamente R$ 18,2 milhões.

Leia mais:

Itens tecnológicos tornam-se comuns em modelos de entrada:

https://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/itens-tecnologicos-tornam-se-comuns-em-modelos-de-entrada/

Tecnologia da Ford ajuda a encontrar vagas em estacionamentos:

https://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/tecnologia-da-ford-ajuda-a-encontrar-vagas-em-estacionamentos/

 

Carlos

Open chat