21 2461-0300

Kit turbo: é indicado instalar?

Kit turbo: é indicado instalar?

Por: Gabriela Rabinovici

Kits turbo são conhecidos por elevar o torque e a potência de motores de baixa cilindrada (1.0 e 1.4), no entanto, este tipo de modificação no motor gera controvérsias.

O funcionamento se dá através de dois rotores que giram na mesma velocidade dentro de câmaras, usando os gases de escapamento para gerar energia. Um rotor está ligado à saída do escapamento e o outro (compressor) faz parte do sistema de admissão de ar, “aspirando” o ar atmosférico e pressurizando o ar para o motor. Com o aumento de ar na câmara, o carro passa a queimar mais combustível e gerar maior potência.

O problema é que como o veículo não foi projetado para receber maior potência, todos os componentes receberão uma carga maior, resultando em maior esforço e desgaste. Geralmente, quem opta pela instalação precisa fazer diversos ajustes no veículo, inclusive nos freios, item que requer atenção especial.

Se o mecânico não souber avaliar e adaptar as peças corretamente para que o motor receba o turbo, poderá ocorrer sérios danos no veículo e até mesmo risco de acidentes. Sem contar o custo da instalação que, em geral, fica em torno de R$ 3 mil, fora a mão-de-obra.

Outra desvantagem é no momento de vender o carro. Embora ele possa estar em ótimas condições de lataria, pintura, interior etc, compradores costuma dar preferência a motores originais de fábrica.

Equipamentos que compõem o kit turbo do motor:

 

– Coletor de escapamento:
Direciona os gases gerados com a queima do combustível para dentro do caracol da turbina, onde fica o rotor da turbina.

 

– Turbocompressor:
O item mais importante do kit turbo, que pressuriza o motor. Seu dimensionamento é essencial para performance turbo do veículo.

 

– Intercooler:
Fica entre o turbo e o coletor de admissão. Tem a função de entregar uma melhor performance, e diminuir o consumo de combustível.

 

– Manômetro:
Apresenta o nível de pressão do ar entre o turbo e o motor.

 

Fique por dentro:

 

Dicas para instalar o kit gás veicular:

https://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/dicas-para-instalar-o-kit-gas-veicular/

Alternador e bateria: a importância da manutenção preventiva:

https://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/alternador-e-bateria-a-importancia-da-manutencao-preventiva/

Carlos

Open chat