21 2461-0300

Isofix será obrigatório no Brasil a partir de 2018

Isofix será obrigatório no Brasil a partir de 2018

Por: Gabriela Rabinovici

A palavra ISOFIX pode ser traduzida como Padronização Internacional de Organização de Fixação, cujo objetivo é padronizar e simplificar o encaixe dos dispositivos de retenção (bebê conforto, cadeirinha de criança e assento de elevação), garantindo a eficiência do produto.

O sistema é composto por dois pontos de fixação na base, que se encaixam a dois pontos no veículo, localizados no vão entre o assento e o encosto do banco traseiro. Um terceiro ponto no carro se liga a uma espécie de gancho da cadeirinha, evitando que o dispositivo se movimente. Esse ponto pode estar no assoalho, na parte de trás do encosto ou na lateral do carro (na mesma área de onde saem os cintos de segurança). Normalmente identificam-se através de etiquetas costuradas com o texto “Isofix”.

A partir de 2018, a resolução 518 do Contran obrigará todo novo automóvel, SUV e picape dupla a ter pontos de ancoragem para cadeirinhas infantis. Em 2020, a regra passará a valer para todos os modelos à venda no Brasil.

Quem possui veículos sem o sistema, é obrigado a utilizar os cintos de segurança para prender a cadeirinha ao banco, no entanto, um estudo recente feito na Inglaterra revelou que 52% das cadeiras auto instaladas com cintos de segurança eram instaladas de forma incorreta, aumentando consideravelmente as chances de as crianças sofrerem algum tipo de ferimento.

O Isofix é mais seguro, pois conta com uma conexão mais rígida, evitando que haja o deslocamento natural da cadeirinha causado pelo cinto de segurança, em razão do alongamento da cinta. Segundo o NHTSA (Administração Nacional de Segurança Rodoviária dos Estados Unidos), ele reduz em até 40% o risco de lesão grave em crianças.

Atenção!

– Cadeirinha presa com cinto abdominal (dois pontos) não assegura a integridade física dos pequenos;

– Quem pretende comprar a cadeirinha infantil ou o bebê conforto nos Estados Unidos deve lembrar que o sistema de fixação é o Latch. Ele não é compatível com os automóveis vendidos no Brasil.

Veja neste vídeo as instruções para instalar os três tipos de cadeiras de segurança: https://goo.gl/K7GCK9

Fique por dentro:

Os melhores carros para quem tem filhos:

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/os-melhores-carros-para-quem-tem-filhos/

Dicas sobre o uso do cinto de segurança:

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/dicas-sobre-o-uso-do-cinto-de-seguranca/

Carlos

Open chat