21 2461-0300

Infiltração de água no carro: saiba como evitar

Infiltração de água no carro: saiba como evitar

Por: Gabriela Rabinovici

Se você pensa que seu carro está suscetível à infiltração de água apenas no período de chuva ou quando se enfrenta algum alagamento está enganado. Na maioria das vezes, o dano é causado por peças de vedação mal encaixadas.

Cuidados simples e uma boa checagem visual são fundamentais para evitar o problema. Veja quais as partes do carro mais propensas a entrar água e fique alerta:

As borrachas de vedação (presentes nas portas e teto solar) também são conhecidas como “guarnições” e, com o tempo, podem ressecar, encolher ou deformar-se devido ao calor e umidade excessivos. Nestes casos, o recomendado é adquirir peças novas.

– Portas:

Os drenos das portas que têm a função de eliminar a água podem entupir, levando ao acúmulo de líquido no interior do carro. O ideal é mantê-los sempre limpos.

– Teto solar:

O excesso de sujeira e a falta de hidratação do tecido que veda a área pode provocar a infiltração, fazendo com que a água transborde do teto para o interior do veículo e para o porta-malas.

– Para-brisa:

Quando o carro é antigo ou de segunda mão, ele pode ter tido o para-brisa trocado e caso esteja mal colado na carroceria, pode ocorrer a infiltração de água para o painel interno.

– Lanternas:

Se não estiverem bem encaixadas ou se a vedação estiver desgastada ou mesmo danificada pode haver uma infiltração no porta-malas.

– Assoalho:

Abaixo do assoalho dianteiro existem selos que tapam os orifícios responsáveis pela saída de elementos químicos após a pintura na montadora. Embora sejam herméticos, eles podem se soltar ou deformar, causando a entrada de água.

– Ar-condicionado:

A caixa do ventilador possui drenos para o escoamento de água, local onde facilmente entram folhas de árvores e poeira. Quando estas saídas ficam entupidas, a água transborda para dentro do carro.

Dica:

Nunca passe silicone nas borrachas de vedação, pois o produto pode acentuar o problema. Ao primeiro sinal de infiltração, procure um profissional qualificado.

Fique por dentro:

Chuva pode aumentar o consumo de combustível:

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/chuva-pode-aumentar-o-consumo-de-combustivel/

O que fazer se entrar água no carro?

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/o-que-fazer-se-entrar-agua-no-carro/

Carlos

Open chat