21 2461-0300

Glossário automotivo: conheça 10 termos tecnológicos

Glossário automotivo: conheça 10 termos tecnológicos

Por: Gabriela Rabinovici

A combinação entre carro e tecnologia tem influenciado de forma positiva na maneira como nós dirigimos, trazendo muito mais praticidade, conforto e segurança para o dia a dia dos ocupantes. As pesquisas para melhorar a dirigibilidade são baseadas nos hábitos e necessidades dos motoristas, mas com tantos acessórios novos e funções especiais nos veículos, fica difícil memorizar todos os termos tecnológicos.

Veja nossa seleção de 10 palavras e siglas que você talvez não conheça:

ACC:

Trata-se do controle de cruzeiro adaptativo, que monitora a distância em relação ao carro da frente e ajusta a velocidade automaticamente caso necessário. Pode até parar o carro se o veículo da frente também o fizer e o motorista não mudar de faixa.

APS:

Significa Acoustic Parking System e é o famoso “sensor de estacionamento”, que usa sistema de ultrassom, além de bipes e alarmes para auxiliar o motorista na marcha à ré em manobras e balizas.

BLIS:

Consiste no monitor de ponto cego que avisa o motorista se há algum veículo no ponto cego dos espelhos. Em geral, acende uma luz e apita caso o motorista insista em fazer uma manobra em direção ao carro do lado.

CITY SAFETY:

O sistema escaneia constantemente a dianteira do carro e pode aplicar os freios de forma instantânea se algum pedestre, bicicleta ou até animais entrarem no caminho. Se não conseguir evitar um atropelamento, diminui bastante os ferimentos causados.

DLA:

Quer dizer Dynamic Light Assist e é o sistema de faróis dinâmicos ou inteligentes, que alternam o facho dos faróis de acordo com a direção do carro ou situações de trânsito. É possível apontar a luz para o lado da curva ou fazer a comutação entre farol alto e baixo, tudo automaticamente.

ESP:

O controle eletrônico de estabilidade aplica freios e corta a potência do motor para evitar que o carro saia da trajetória.

HILL HOLDER:

Freia automaticamente o veículo em subidas para ajudar o motorista a arrancar novamente sem que o carro role para trás. Geralmente, segura o carro por três segundos, após o motorista tirar o pé do freio com uma marcha engrenada.

PAS ou SAS:

Trata-se do Power Assisted Steering; Steering Assist System – sigla que algumas fabricantes utilizam para identificar o sistema de assistência à direção, com atuadores de ação hidráulica e/ou elétrica, que adicionam energia ao mecanismo de direção para que o motorista faça menos esforço para girar o volante.

TCS:

Significa Traction Control System, utilizado para identificar o controle de tração do automóvel, que serve para corrigir possíveis “patinadas” dos pneus – na prática, sensores acionam o freio apenas da roda que perdeu aderência.

ZEV:

Quer dizer Zero Emission Vehicle, ou seja, veículo de emissão zero de gases poluentes, categoria que envolve diferentes tipos de carros elétricos ou de propulsão alternativa.

Fique por dentro:

Conheça o sistema de monitoramento de pneus Cyber Fleet Pirelli:

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/conheca-o-sistema-de-monitoramento-de-pneus-cyber-fleet-pirelli/

Ford usa impressão 3D para produzir peças em seus carros:

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/ford-usa-impressao-3d-para-produzir-pecas-em-seus-carros/

Carlos

Open chat