21 2461-0300

Gasolina adulterada causa danos a veículos

Gasolina adulterada causa danos a veículos

Por: Gabriela Rabinovici

Com a alta do preço da gasolina é normal que o motorista queira economizar, no entanto, ao trocar um posto de confiança por um desconhecido pode-se ter um grande prejuízo se abastecer em algum lugar que comercializa gasolina fora do determinado por lei, causando danos ao veículo e ao bolso.

A adulteração consiste na adição de qualquer produto que modifique as características originais do combustível. Enquanto o álcool é geralmente adulterado com água, na gasolina costuma-se adicionar solvente (óleo diesel, querosene, benzina industrial ou outros), substâncias que ressecam as peças de borracha e diminuem o desempenho do carro.

Utilizar gasolina adulterada implica também em avarias no motor, desgaste de peças, entupimento da bomba de combustível e bicos injetores, defeitos nas velas e catalisador, falhas imediatas de funcionamento, além de aumentar de forma significativa o consumo de combustível. O meio ambiente também é prejudicado, devido à maior produção de resíduos.

Não é fácil identificar se a gasolina está adulterada. É preciso tomar algumas precauções, como abastecer em postos conhecidos que possuam o selo da Agência Nacional do Petróleo (ANP) e ficar atento aos sinais que o carro dá.

Se desconfiar de bombas de combustível adulteradas, ligue para a Agência Nacional do Petróleo (ANP): 0800 970 0267 ou para o PROCON 0800 do seu estado.

Se o seu carro apresenta problemas devido ao uso de gasolina adulterada, procure uma oficina mecânica especializada para realizar os reparos, incluindo a limpeza dos bicos injetores de combustível. Na Widmen, você encontra uma equipe certificada para fazer a manutenção do seu veículo.

Saiba mais:

Conheça os diferentes tipos de gasolina:

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/conheca-os-diferentes-tipos-de-gasolina/

Aprenda a economizar o combustível do carro:

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/aprenda-a-economizar-o-combustivel-do-carro/

]]>

Carlos

Open chat