21 2461-0300

Freio de mão: dicas de uso

Freio de mão: dicas de uso

Por: Gabriela Rabinovici

O freio de mão ou freio de estacionamento é um dos itens mais conhecidos do carro e tem como função travar o veículo quando o motorista for estacionar. No entanto, muitas pessoas ainda fazem o uso incorreto da peça, o que acaba reduzindo sua vida útil.

Ele é formado por um cabo de aço que, quando acionado, pressiona os freios traseiros contra as rodas, impedindo o deslocamento do carro. Por isso, é importante “soltar” o freio antes de sair, do contrário, pneus e sistema de freios serão danificados. Seu uso também é recomendado em subidas e descidas, o que ajuda a evitar o desgaste prematuro da embreagem.

Para utilizá-lo de forma correta, o motorista deve puxá-lo suavemente para evitar a pressão excessiva. O ideal é ouvir, no máximo, de três a quatro cliques ao acionar o freio. Para soltá-lo, a mão deve estar posicionada no freio de mão com o dedo polegar no botão, apertando-o com força sem soltar. Então, deve-se dar uma leve puxada e, depois, empurrar a alavanca totalmente para baixo.

A manutenção periódica não deve ser negligenciada. A recomendação é que seja feita a cada 15 ou 20 mil quilômetros, ou de acordo com o manual do fabricante. Fique atento à luz do sistema de freio localizada no painel do veículo, se ela continuar acesa com o carro em movimento significa avaria no sistema de frenagem. Alavanca travada ou dura também merece atenção de um especialista.

Vá até a Widmen e conte com uma equipe treinada e eficiente na solução de problemas automotivos.

Saiba mais:

Fique atento à baixa de fluido de freio:

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/fique-atento-a-baixa-do-fluido-de-freio/

Amortecedor danificado causa cansaço do motorista:

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/amortecedor-danificado-causa-cansaco-do-motorista/

]]>

Carlos

Open chat