21 2461-0300

Ford usa impressão 3D para produzir peças em seus carros

Ford usa impressão 3D para produzir peças em seus carros

Por: Gabriela Rabinovici

A impressão 3D também conhecida como prototipagem rápida, é uma forma de tecnologia de fabricação aditiva onde um modelo tridimensional é criado por sucessivas camadas de material. Este tipo de fabricação já é uma realidade na indústria nacional e internacional, trazendo benefícios para diversas áreas, através da reposição de peças que saíram de circulação, inovações, elaboração de protótipos e até mesmo produtos finais.

Pensando em atualizar seus automóveis, reduzir os custos de produção e o peso total dos veículos, a Ford, juntamente com a empresa Stratasys, anunciou que começou a testar a impressora comercial Infinite Build 3D em ferramentas, componentes pequenos e partes dos veículos. Ela tem capacidade de imprimir peças de praticamente qualquer forma ou comprimento e, de acordo com Ellen Lee, líder técnica de pesquisa de manufatura da Ford, esse inovador dispositivo, pode proporcionar mais agilidade na criação dos projetos.

Instalada no Centro de Pesquisa e Inovação da Ford em Dearborn, sede mundial da marca, nos Estados Unidos, a impressora Infinite Build da Stratasys utiliza cabeças de impressão e robôs industriais maiores, para criar peças maiores para veículos e outras aplicações, visto que antes, a impressão 3D limitava-se em criar peças de pequeno porte.

Para o consumidor, a impressão 3D pode trazer a personalização do produto a um custo menor. Atualmente, para se contar com um modelo exclusivo de carro, o consumidor tem que estar disposto a pagar fortunas, já que é preciso desenvolver moldes que só serão usados uma vez. No caso da tecnologia de impressão 3D, esse tipo de custo é eliminado.

Assista a apresentação da Ford e da Stratasys pelo link:

https://www.youtube.com/watch?v=ggFac8O_yeA

Fique por dentro:

Sensores ganham espaço no mercado automotivo:

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/sensores-ganham-espaco-no-mercado-automotivo/

Saiba mais sobre a tecnologia Green Performance da Pirelli:

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/saiba-mais-sobre-a-tecnologia-green-performance-da-pirelli/

Carlos

Open chat