21 2461-0300

Ford pesquisa o uso de bambu em componentes automotivos

Ford pesquisa o uso de bambu em componentes automotivos

Por: Gabriela Rabinovici

A Ford conta com uma série de laboratórios e centros de pesquisa espalhados pelo mundo com o objetivo de descobrir novas matérias-primas para a inclusão no processo de fabricação de seus veículos.

A unidade chinesa da marca vem pesquisando o bambu, planta tradicional e abundante naquela região, como possível matéria-prima sustentável para a produção de componentes automotivos. Na empresa, o uso de materiais sustentáveis nos veículos só é aprovado depois de atender os rigorosos padrões globais de desempenho e qualidade. Esse trabalho é desenvolvido também fora do laboratório.

A pesquisa envolve testes, como os de tração e impacto, e térmico. Eles verificaram, por exemplo, que o bambu tem um desempenho muito melhor que outras fibras naturais e sintéticas em provas de resistência e impacto, além de manter a integridade após testes de aquecimento a mais de 100°C. Combinado com plástico, é possível desenvolver peças super-resistentes de acabamento interno dos veículos.

Esta é uma estratégia global de sustentabilidade da Ford com foco na redução do consumo, reutilização e reciclagem de recursos naturais. Por crescer rápido, até 1 metro por dia, atingindo a maturidade em dois a cinco anos, o bambu se regenera facilmente.

A Ford já usa hoje vários materiais sustentáveis em seus carros. Entre outros, podem ser citados: o kenaf, planta da família do algodão, em forros de porta; tecido Repreve, feito de garrafas plásticas recicladas, em bancos; algodão reciclado de calças jeans e camisetas em estofamento e isolamento acústico; carpete de nylon reciclado em coberturas de motor; garrafas plásticas recicladas em carpetes e forros de caixas de roda; pneus reciclados em selos e juntas; casca de arroz e palha de trigo como reforço de peças plásticas; e espumas à base de soja em bancos.

Confira o vídeo institucional: https://www.youtube.com/watch?v=HZM1MTi-fgA

Saiba mais:

Como a sílica contribui para a eficiência dos pneus verdes?

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/como-a-silica-contribui-para-a-eficiencia-dos-pneus-verdes/

Entenda como funcionam os pneus ecológicos:

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/entenda-como-funciona-os-pneus-ecologicos/

Carlos

Open chat