21 2461-0300

Fique atento à lei do som alto para carros

Fique atento à lei do som alto para carros

Por: Gabriela Rabinovici

Quem gosta de curtir música alto dentro do carro terá que se policiar. O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) regulamentou a multa por causa de som alto dentro do veículo por meio da Resolução nº 624. A medida foi aprovada no dia 19 de outubro de 2016 e a multa agora, pode ser aplicada sem medidor de decibéis.

Antes, o limite aceitável era de até 80 decibéis a uma distância de 7 metros, e de 98 decibéis, a apenas 1 metro, sendo necessário um equipamento chamado decibilímetro, certificado pelo INMETRO para realizar a medição.

A infração continua considerada grave (5 pontos na carteira), com penalidade de R$ 127,69 (vai subir para R$ 195,23 em 1º de novembro) e retenção do veículo.

Músicas que possam ser ouvidas do lado de fora do automóvel são consideradas uma perturbação ao “sossego público” e agora, segundo o Contran, o agente de trânsito deverá registrar, no campo de observações do auto da infração, a forma de constatação do fato gerador da infração. Será preciso contar com o bom senso dos agentes.

O som alto em veículos incomoda as pessoas e pode trazer problemas ao trânsito, como impedir os outros motoristas de ouvirem a sirene de uma ambulância ou do bombeiro, por exemplo.

Excluem-se desta regra as buzinas, alarmes, sinalizadores de marcha-a-ré, sirenes, veículos de publicidade com caixas de som e carros de competição e entretenimento em locais permitidos pelas autoridades competentes. No entanto, o Contran também decidiu que veículos que fazem transporte de presos só vão poder ligar as sirenes em caso de emergência.

Enquanto alguns cidadão vibram com a nova resolução, outros que investem alto para equipar veículos com sons potentes questionam o método e empresários do ramo estimam impacto nas vendas e prestação de serviços.

Fique por dentro:

Conheça as principais causas de ruídos em pneus:

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/conheca-as-principais-causas-de-ruidos-nos-pneus/

As vantagens da central multimídias dos carros:

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/as-vantagens-da-central-multimidia-dos-carros/

Carlos

Open chat