21 2461-0300

Fim de linha para o Ford Fiesta no Brasil

Fim de linha para o Ford Fiesta no Brasil

Por: Gabriela Rabinovici

A Ford anunciou que como parte do processo de reestruturação global da companhia vai desativar a fábrica de São Bernardo do Campo (SP) em 2019. Com isso, deixarão de ser fabricados os caminhões das linhas Cargo, F-4000 e F-350, além do hatch compacto Ford Fiesta, que estará disponível nas concessionárias apenas até durarem os estoques.

“A Ford está comprometida com a América do Sul por meio da construção de um negócio rentável e sustentável. Fortalecendo a oferta de produtos, criando experiências positivas para nossos consumidores. E atuando com um modelo de negócios mais ágil, compacto e eficiente”, disse Lyle Watters, presidente da Ford América do Sul.

De acordo com a fabricante, além de ter como objetivo voltar a ser lucrativa e sustentável na América do Sul, ainda planeja redução de custos em 20%, foco em SUVs e picapes e expansão de parcerias, como a que acaba de firmar com a Volkswagen na Argentina.

Reestilização do Ka:

As vendas do Fiesta vem diminuindo no Brasil. Em 2018, o hatch emplacou cerca de 14,5 mil unidades. O número é inferior ao do Toyota Yaris, lançado no meio do ano. Um outro motivo para a diminuição das vendas foi o anúncio da reestilização do Ka. Em meados de 2018, a Ford finalmente passou a oferecer o modelo com câmbio automático, melhor do que a transmissão automatizada do Fiesta, além de uma série de equipamentos, que o deixaram mais competitivo do que o Fiesta. Em 2018, isso resultou em 14.505 unidades comercializadas do Ford Fiesta, contra 103.286 do Ka – o terceiro carro mais vendido do país.

Com o fim de produção do Fiesta, a Ford passa a produzir apenas Ka, Ka Sedan e EcoSport no Brasil, na fábrica de Camaçari (BA). A Ranger vem da Argentina, Fusion vem do México, Edge do Canadá e Mustang é importado dos Estados Unidos.

A Ford afirma que este anúncio terá um impacto de US$ 460 milhões em despesas não recorrentes. Destes, US$ 360 milhões estão relacionados às compensações de funcionários, concessionários e fornecedores.

Saiba mais:

Conheça os lançamentos da Chevrolet para 2019:

https://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/conheca-os-lancamentos-da-chevrolet-para-2019/

2019: fique por dentro das mudanças do Onix, HB20 e Sandero:

https://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/2019-fique-por-dentro-das-mudancas-do-onix-hb20-e-sandero/

Gabriela Rabinovici

Open chat