21 2461-0300

Farol de LED: dicas de utilização

Farol de LED: dicas de utilização

Por: Gabriela Rabinovici

Faróis automotivos melhoram a visibilidade durante a direção diurna e noturna, proporcionando ainda, um upgrade na aparência do veículo. Entre os diferentes tipos está de o LED, sigla em inglês de “diodo emissor de luz”.

Embora as luzes halógenas ainda sejam as mais utilizadas, o LED vem ganhando cada vez mais espaço, principalmente, por sua maior luminosidade, alcance e durabilidade. Apesar de ser mais caro, ele economiza cerca de 74% de energia.

A estética também é um fator a ser levado em conta. Os carros ficam mais bonitos e há menor consumo de combustível. Outra vantagem é o aumento da segurança, pois o facho de luz do LED tem pouca dispersão e se propaga mais rápido, alertando os outros motoristas de forma mais eficaz, diminuindo assim, a possibilidade de colisões em torno de 60%.

Para trocar seu conjunto de lâmpadas comuns pelas de LED é preciso atentar para as especificações do acessório, afinal, cada modelo de carro tem um farol diferente. Além disso, será necessário regularizar a alteração junto ao Detran (Departamento de Trânsito). Após a instalação e aprovação, o motorista receberá o CSV (Certificado de Segurança Veicular). Esse documento é anexado ao licenciamento e ao certificado de registro do veículo.

Como utilizar o farol de LED de forma correta?

Para fazer um melhor uso do LED é importante saber que ele não substitui o uso dos faróis tradicionais à noite e na travessia em túneis. A legislação brasileira determina que todos os veículos devem trafegar nas rodovias, durante o dia, com o farol baixo aceso, portanto, o farol de LED poderá ser utilizado nessas situações.

Fique atento! É importante estar com as condições de iluminação adequadas, respeitar os motoristas que trafegam pelo lado contrário da pista e verificar sempre que possível, se não há lâmpadas queimadas.

Problemas com as lâmpadas de LED do seu carro? A mecânica geral Widmen possui os melhores profissionais do mercado para realizar as devidas manutenções.

Leia mais:

Cuidados especiais com os faróis de xênon:

https://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/cuidados-especiais-com-os-farois-de-xenon/

Cuidados necessários ao tunar o carro:

https://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/cuidados-necessarios-ao-tunar-o-carro/

Open chat