21 2461-0300

Extintor de incêndio pode voltar a ser obrigatório em veículos

Extintor de incêndio pode voltar a ser obrigatório em veículos

Por: Gabriela Rabinovici

Quase dois anos depois de o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) decidir que o uso do extintor de incêndio, do tipo ABC, virou item opcional em carros, caminhonetes, camionetas e triciclos de cabine fechadas de todo o Brasil, a comissão de viação e transportes da Câmara dos Deputados, em Brasília, aprovou por unanimidade, em junho deste ano, um projeto para que o item volte a ser obrigatório em todos os tipos de veículos mencionados.

O equipamento deixou de ser exigido quando o Contran afirmou que os carros atuais possuem tecnologia contra incêndio e que o despreparo para o uso poderia causar mais perigo.

A medida para o retorno obrigatório, foi criada pelo deputado Moses Rodrigues (PMDB-CE), no projeto de lei 3404/15. O relator, deputado Remídio Monai (PR-RR), aprovou o pedido, alegando que o Contran não apresenta justificativas plausíveis para a retirada do item de segurança. De acordo com Monai, o custo do extintor de incêndio é insignificante em relação ao custo do próprio veículo, ainda mais se considerarmos os benefícios advindos de sua adequada utilização.

A proposta altera o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97), que inclui cinto de segurança e airbag entre os itens obrigatórios, mas não o extintor. O projeto ainda vai ser analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania antes de realmente se tornar obrigatório.

Ainda hoje, o número de incêndios veiculares é alto e a inserção da classe “A” (com pó) torna mais efetivo o combate do fogo em materiais como plástico, borracha, tecido e madeira, já que 90% dos incêndios começam no compartimento do motor e passam para o carpete, painel e estofamento.

Atualmente, a média de preços dos extintores ABC, é de R$ 50.

Fique por dentro:

Os mitos e verdades sobre as proibições no trânsito:

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/os-mitos-e-verdades-sobre-as-proibicoes-no-transito/

Revisão do carro: saiba quais itens checar antes de viajar:

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/os-mitos-e-verdades-sobre-as-proibicoes-no-transito/

Carlos

Open chat