21 2461-0300

Extintor automotivo não é mais obrigatório no Brasil

Extintor automotivo não é mais obrigatório no Brasil

Por: Gabriela Rabinovici

De acordo com o conselho Nacional de trânsito (Contran), a utilização de extintor de incêndio não será obrigatória em carros e caminhonetes. A decisão do órgão foi tomada no dia 17 de setembro deste ano e tornará o item opcional, exceto, para veículos de utilização comercial, como ônibus, micro-ônibus, caminhões, caminhões-trator e veículos que transportam produtos inflamáveis.

Participaram da decisão, os representes do Corpo de Bombeiros, da indústria automobilística e fabricantes de extintores. Segundo pesquisas, os veículos estão mais seguros contra incêndios, devido às novas tecnologias e a estatística aponta que o uso do item foi minimizado. Muitas pessoas também não sabem usar o extintor de forma correta e acabam se machucando.

A utilização do extintor veicular é exigida no Brasil desde 1970, mas agora, a falta dele não resultará em infração, nem multa para os motoristas de carros e caminhonetes. No entanto, as exceções mencionadas vão continuar a ser vistoriadas e, se o equipamento estiver ausente ou fora da validade, o motorista terá que pagar multa equivalente a R$ 127,69 e ganhará cinco pontos na carteira. Nos Estados Unidos e em diversos países da Europa, o uso do extintor não é obrigatório.

Vale lembrar que em dezembro de 2014, o Contran divulgou nota sobre a obrigatoriedade da substituição dos extintores veiculares BC para os do tipo ABC, a partir de janeiro de 2015. O governo adiou a exigência algumas vezes, sendo a última para outubro de 2015, entretanto, uma nova medida foi tomada, tornando o extintor de incêndio opcional.

Saiba mais:

 Dica: Veja os benefícios de ser um condutor cauteloso no trânsito:

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/dica-veja-os-beneficios-de-ser-um-condutor-cauteloso-no-transito/

Os mitos e verdades sobre as proibições no trânsito:

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/os-mitos-e-verdades-sobre-as-proibicoes-no-transito/

]]>

Open chat