21 2461-0300

Evite multa por pneu careca

Evite multa por pneu careca

Por: Gabriela Rabinovici

O uso dos pneus é recomendado por, no máximo, 10 anos, no entanto, a maneira como eles são utilizados e o contato frequente com as irregularidades do solo podem acelerar o desgaste dos itens.

O artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) considera infração conduzir o veículo “em mau estado de conservação, comprometendo a segurança, ou reprovado na avaliação de inspeção de segurança e de emissão de poluentes e ruído”.

Trafegar com os pneus carecas é arriscado e consta como infração grave, com multa de R$ 195,23 e cinco pontos na carteira. É importante citar que é proibido conduzir o veículo “sem equipamento obrigatório ou estando este ineficiente ou inoperante”. Isso inclui o estepe, que além de não poder estar careca, também deve estar cheio e em perfeitas condições de uso a qualquer momento.

Por isso, é essencial verificar frequentemente a presença de rasgos, bolhas, ressecamento e do Tread Wear Indicator (TWI) que significa Indicador de Desgaste do Piso. Ele consiste em filetes de borracha localizados na banda de rodagem, sinalizados como “TWI” ou com o formato de um triângulo. Quando o desgaste atingir essas marcações deve-se trocar os pneus.

Verifique se os sulcos estão dentro do limite de segurança estabelecido pela legislação brasileira, de 1,6 mm de profundidade, do contrário, o veículo perde estabilidade, estando suscetível a aquaplanagem e acidentes.

Dica extra:

Quando for trocar o pneu careca por um novo, deixe-o com o revendedor. Ele é o responsável por encaminhar esse pneu que não tem mais uso para a destinação final ambientalmente correta.

Outra opção é encaminhar o pneu a um dos mil pontos de coleta de pneus inservíveis disponibilizados pela Reciclanip em todo o Brasil. Confira os telefones dos pontos de coleta pelo site: https://goo.gl/8SgNij

Atenção!

Lembre-se que fazer a manutenção regular garante maior durabilidade, estabilidade e segurança. Não se esqueça da calibragem, alinhamento, balanceamento, rodízio e substituição no prazo indicado.

Na hora da troca, escolha pneus de qualidade que atendam às especificações estabelecidas pelo fabricante do veículo.

A Widmen possui as melhores marcas de pneus do mercado e realiza todos os tipos de manutenção no seu carro. Esperamos você em uma das nossas cinco unidades localizadas no Rio de Janeiro e Niterói.

Leia mais:

Dicas de manutenção preventiva:

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/dicas-de-manutencao-preventiva/

A importância de manter a pressão ideal dos pneus:

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/a-importancia-de-manter-a-pressao-ideal-dos-pneus/

Gabriela Rabinovici

Open chat