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Escapamento esportivo: como funciona?

Escapamento esportivo: como funciona?

Por: Gabriela Rabinovici

Mais potência e mais velocidade em motores de menor peso e tamanho: esta é a proposta do escapamento esportivo. Além de deixar o ronco mais barulhento, o visual do carro fica mais agressivo.

O escapamento é um dos principais componentes do sistema de exaustão do motor e o tipo esportivo tem como função, aumentar a velocidade da saída dos gases, melhorando a frequência (relativa a uma rpm) de ressonância dos gases. Trocar o original de fábrica por um esportivo é uma prática comum para muitos apaixonados por carros, principalmente, para quem adora o tuning.

Veja quais partes compõem o escapamento automotivo:

– Coletor de Escape: coleta os gases resultantes da combustão.

– Tubo: faz a ligação entre os componentes do sistema.

– Silencioso ou Silenciador: minimiza o barulho gerado pelo motor.

– Catalisador: filtra os gases prejudiciais à saúde.

– Abafador: Abafa os ruídos mais agudos.

– Ponteira: acessório opcional com finalidade estética. Dá um toque mais esportivo ao veículo.

É importante saber que o escapamento esportivo não altera a característica do automóvel, por isso, não gera multa. No entanto, é preciso ficar atento para não ultrapassar os limites de emissão de ruído, que é de 95 dB (A) decibéis para veículos de até nove lugares (passageiro) com motor dianteiro. O grau de ruído é avaliado por um medidor de nível de pressão sonora, também conhecido por decibelímetro.

Lembre-se que a má fixação dos componentes pode influenciar no desempenho e no consumo de combustível, por isso, faça a instalação da peça em uma empresa de confiança, onde depois, seja possível colocar novamente a original. A manutenção deve ser feita a cada 10 mil e 20 mil quilômetros.

Fique por dentro:

As consequências do excesso de óleo no motor:

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