21 2461-0300

Entenda como funcionam os pneus ecológicos

Entenda como funcionam os pneus ecológicos

Por: Gabriela Rabinovici

Os pneus verdes são fabricados com materiais derivados do petróleo e sílica, proveniente da areia. Eles reduzem o consumo e a emissão de poluentes, porque tais materiais minimizam a temperatura, ocasionando menor desgaste e exigindo menos do motor.

Com a ascensão deste tipo de pneu, surgiram diversos questionamentos: Ele economiza combustível? Custa mais caro? A baixa resistência à rolagem prejudica a frenagem?

O produto verde gera economia de combustível, o preço já se iguala a de muitos pneus convencionais e, embora muitos digam que possa haver diferenças na frenagem, os fabricantes garantem que não e que, ainda, há melhora na frenagem e dirigibilidade, tanto em pistas secas quanto molhadas, além de permitir um desempenho constante ao longo de toda a vida útil dos pneus.

Os compostos inovadores como sílica e polímeros funcionais são os responsáveis pelo upgrade no desempenho. Quando a borracha derrapa sobre as irregularidades da pista, a frequência do pneu pode chegar a 10.000Hz, gerando, portanto, mais energia e calor. Neste cenário, a temperatura mais alta da sílica favorece a resistência à derrapagem, diminuindo a distância de frenagem.

Conheça alguns modelos de pneus ecológicos da Pirelli:

Pirelli Cinturato P1

Pirelli Cinturato P7

Pirelli Scorpion Verde All Season

Os pneus trazem quatro símbolos nos flancos, que representam suas principais características de sustentabilidade: Redução do consumo de combustível; Menor emissão de CO2; Alta quilometragem; e Redução de ruído.

Qualquer motorista que queira realizar a substituição dos pneus comuns pelos pneus verdes pode ir a uma oficina mecânica de confiança e solicitar o modelo ecologicamente correto. A Widmen dispõe de pneus que são amigos do meio ambiente e possui profissionais competentes que realizam a troca com eficiência.

É válido lembrar que a manutenção preventiva é essencial para o bom funcionamento de pneus ecológicos ou comuns e deve ser feita periodicamente.

Fique por dentro:

Tração do pneu: como funciona?

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/tracao-do-pneu-como-funciona/

Conheça o Sistema Pirelli de Cancelamento de Ruído:

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/conheca-o-sistema-pirelli-de-cancelamento-de-ruido/

Carlos

Open chat