21 2461-0300

Entenda a estrutura do pneu

Entenda a estrutura do pneu

Por: Gabriela Rabinovici

Quando compramos um carro, geralmente o escolhemos pelo visual e potência, sem imaginar os tipos de materiais que compõem cada parte do veículo.

Um pneu, por exemplo, não é feito apenas de borracha, ele é um item complexo e possui uma grande quantidade de matérias-primas responsáveis por dar aderência, resistência e flexibilidade, além de segurança para os ocupantes do veículo.

Para entender a estrutura de um pneu, conheça a função de cada parte:

Banda de rodagem:

É a parte que fica em contato com o solo e possui sulcos, ranhuras e barras.

Talões:

Peças de aço cobertas por cobre super-resistentes que fixam o pneu ao aro da roda.

Paredes laterais:

É responsável pelo conforto e são desenvolvidas por compostos de borrachas com alto grau de flexibilidade e grande resistência à fadiga.

Cintas (lonas):

Consiste em feixes de cintas colados sobrepostos que garantem maior área de contato e menor pressão sobre o solo, além de ajudar a evitar perfurações.

Estanque:

Substitui a câmera de ar nos pneus radiais.

Ombros:

Consiste nas extremidades da banda de rodagem e são responsáveis por dar estabilidade ao veículo e apoio nas curvas e manobras.

Para ter pneus de qualidade, vá até uma oficina mecânica de confiança como a Widmen e conheça a linha completa de Pneus Pirelli.

Leia mais:

Aprenda a ler o pneu do seu carro:

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/aprenda-a-ler-o-pneu-do-seu-carro/

Para que servem os sulcos dos pneus?

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/para-que-servem-os-sulcos-dos-pneus/

]]>

Carlos

Open chat