21 2461-0300

Entenda a diferença entre modelo e versão

Entenda a diferença entre modelo e versão

Por: Gabriela Rabinovici

No âmbito legal, no Brasil, os automóveis fazem parte de uma abrangência de classificação, a Classificação de Veículos Conforme Tipo/Marca/Espécie, estabelecida pela Portaria nº 309, de 15 de junho de 2012, do Denatran. Essa classificação é importante para nos dizer como cada veículo deve ser denominado por seus fabricantes e compradores também.

Para alcançarem uma classificação mais precisa, facilitando o consumo dos veículos a públicos-alvo específicos, as montadoras passaram a desenvolver e separar modelos de automóveis em segmentos mais bem definidos. “Modelo” e “versão” ainda geram muitas dúvidas e saber a diferença entre eles pode ajudar a maximizar o poder de negociação do consumidor.

Modelo:

Um modelo de carro refere-se principalmente à sua carroceria (sedã, hatchback, SUV etc). Um Audi A6 é um sedã, já um Audi A6 Avant é uma perua, portanto, são modelos diferentes. Um mesmo modelo pode ter versões diferentes.

Vale falar ainda sobre o ano-modelo. Quando um carro é ano 2018 / modelo 2019 quer dizer que o veículo foi fabricado no ano de 2018, porém já com todas as especificações do mesmo carro que será feito em 2019.

Versão:

Cada carro tem versões mais modestas e mais incrementadas. E o nível de equipamentos pode ser representado por uma sigla. Por exemplo, na Ford, XLS quer dizer eXtra Luxe Special e destina-se às versões de entrada da Ranger.

Já a Chevrolet tem a Joy, que identifica as versões de entrada do Onix e do Prisma. A Advantage tem a mesma função da Joy, mas para minivans (como a Spin) e picapes (S10).

Outro exemplo é a Honda que tem o EXL (Electronic eXtra Luxe), utilizada para designar versões topo de linha do HR-V e Fit.

Transformação veicular:

Uma transformação veicular irá alterar a Marca/Modelo/Versão, podendo alterar também a Espécie/Tipo do veículo na maioria das vezes. Para que um veículo possa ser transformado, além da autorização previa da autoridade de trânsito, é necessário que a empresa transformadora possua o Certificado de Adequação à Legislação de Trânsito (CAT) para o veículo a ser transformado.

Fique por dentro:

Dicas para comprar o carro certo:

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/dicas-para-comprar-o-carro-certo/

7 itens importantes no seu carro:

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/7-itens-importantes-no-seu-carro/

Gabriela Rabinovici

Open chat