21 2461-0300

Entenda a diferença entre coletor, silencioso, catalisador, abafador e ponteira

Entenda a diferença entre coletor, silencioso, catalisador, abafador e ponteira

Por: Gabriela Rabinovici

O escapamento ou sistema de exaustão tem como função principal, a eliminação de gases, que são gerados após a queima nos cilindros, sendo assim, sua finalidade básica é conduzir os gases resultantes, devidamente filtrados para amenizar a poluição, além de proporcionar conforto ao deixar o barulho do motor no nível de ruído determinado pela legislação vigente e evitar que os gases tóxicos invadam o interior do automóvel.

Ele é composto por peças conectadas pelos tubos de escape, dispostas entre o motor e as ponteiras do veículo. Mas você conhece todas as partes e a função de cada uma? Então, fique por dentro:

– Coletor:

É responsável por coletar os gases resultantes da combustão e direcioná-los para o tubo de escape.

– Silencioso:

Conhecido também como silenciador, ele é dividido em intermediário e traseiro e tem como função reduzir o barulho gerado pelo motor. Quando os gases passam de uma divisão para outra, perdem a pressão, fazendo ruídos e vibrações diminuírem.

– Catalisador:

Instalado na saída do coletor de escape ou entre o coletor e o silencioso, o catalisador tem como função, transformar substâncias poluentes, por meio de seus elementos internos de cerâmica, em gases menos nocivos à atmosfera. Ou seja, purificar os gases poluentes com reações químicas.

– Abafador:

Consiste em um silenciador auxiliar que trabalha em outra frequência (geralmente, é um cano furado envolto em lã de vidro e basalto), e abafa os sons mais agudos do fluxo de gases.

– Ponteira:

Este é um acessório opcional, que tem a função de melhorar a estética e proporcionar um visual mais esportivo ao carro.

Qualquer problema nessas peças interfere diretamente no desempenho e, principalmente, no consumo do carro. Por isso, mantenha a revisão em dia! Na mecânica geral Widmen, você conta com os melhores profissionais do mercado.

Leia mais:

Como prolongar a vida útil do escapamento?

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/como-prolongar-a-vida-util-do-escapamento/

Defeito no catalisador aumenta o consumo de combustível:

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/defeito-no-catalisador-aumenta-o-consumo-de-combustivel/

Carlos

Open chat