21 2461-0300

10 dicas para dirigir na chuva com segurança

Dica-de-Segurança-para-dias-de-chuva-no-trânsito

10 dicas para dirigir na chuva com segurança

Dias chuvosos costumam oferecer condições mais difíceis de direção, como via escorregadia, com baixa visibilidade, pontos de alagamento e possíveis buracos ocultos pela água. Todo esse perigo pode resultar em acidentes, por isso, é fundamental tomar cuidados especiais e redobrar a atenção. 

Listamos 10 dicas para você enfrentar essa condição desfavorável da melhor maneira possível.

1 – Utilize faróis e desembace o vidro

O mais indicado é utilizar o farol baixo, pois é essencial conseguir enxergar bem. Vale também manter acesos os faróis de neblina, pois isso permite que motoristas de outros veículos o enxerguem com mais facilidade.

Já os vidros do carro podem ser desembaçados com o ar-condicionado frio, ventilador interno, desembaçador ou ainda deixando a janela um pouco aberta.

2 – Não trafegue em velocidade acima de 80 km/h

O controle sobre o carro é menor em pista molhada do que em pista seca. A alta velocidade somada à água da chuva também aumenta o risco de aquaplanagem, por isso, reduza a velocidade.

3 – Utilize pneus conservados, calibrados e de boa qualidade

Confira se as ranhuras dos pneus têm, pelo menos, 1,6mm de altura e verifique se estão calibrados, pois com pressão abaixo da recomendada pelo fabricante, os sulcos ficam mais próximos e perdem em capacidade de escoamento.

Se você sempre tira o carro da garagem em dias chuvosos ou vive em uma região muito chuvosa, vale usar pneus desenvolvidos especialmente para essa situação climática. Os modelos de banda de rodagem assimétrica são os mais apropriados para dias de chuva.

4 – Mantenha as palhetas do para-brisas conservadas

Elas garantem que o motorista tenha uma boa visibilidade durante a chuva. Se estiverem ressecadas, faça a troca antes de encarrar um temporal. Riscos de borracha no vidro e o som emitido pela peça são indícios de que está na hora de trocar a peça.

5 – Mantenha uma distância segura dos carros da frente

Mesmo em dias secos, é orientado uma distância de dez metros entre os carros. Essa distância evita acidentes caso aconteçam freadas bruscas. Para facilitar, tenha em mente que dez metros equivalem ao tamanho de dois carros.

6 – Tenha cuidado ao frear

Pise nos pedais do freio de forma suave e progressiva. Do contrário, o risco de aquaplanagem cresce e há grandes chances de o carro derrapar.

7 – Evite trechos alagados

Caso você observe que a água está cobrindo mais da metade da roda do carro, escolha outro caminho ou espere a chuva estiar para sair com seu veículo.

8 – Cuidado com curvas e ultrapassagens

A pista molhada deixa qualquer manobra mais arriscada. Por isso, avalie se a ultrapassagem é realmente necessária e se é possível realizá-la com total segurança. Curvas também devem ser feitas com muita atenção.

9 – Dirija sempre com as duas mãos no volante

Isso vale para rodovias, ruas e avenidas das cidades e é fundamental para manter o controle do carro. Não pegue o celular, esse ato é considerado infração gravíssima.

10 – Atenção aos pedestres

Quando está chovendo, muitos pedestres atravessam a rua correndo. Para evitar um possível atropelamento, dirija devagar e com total atenção na via.

Seu automóvel enfrentou um temporal e agora apresenta danos? Faça a manutenção e limpeza completa na Widmen! A mecânica conta com profissionais certificados e apresenta as melhores soluções.

Leia mais:

Chuva pode aumentar o consumo de combustível:

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/chuva-pode-aumentar-o-consumo-de-combustivel/

Como praticar a direção defensiva em condições adversas de tempo:

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/como-praticar-a-direcao-defensiva-em-condicoes-adversas-de-tempo/

 

 

 

 

 

 

 

Leave a Comentários

Your email address will not be published.*

Open chat