21 2461-0300

É necessário limpar o motor do carro?

É necessário limpar o motor do carro?

Por: Gabriela Rabinovici

Os motoristas já sabem que a lavagem periódica do veículo é fundamental para evitar manchas e ferrugem na lataria. O interior do carro também precisa de higienização especial, mas e o motor do carro?

Ao notar sujeira e lama incrustada no motor, a água deve ser evitada, pois trata-se de uma parte elétrica e pode ser danificada sem que haja conserto. Ele tem proteção contra gotas de chuva, mas jatos de água estragam componentes como a central de injeção eletrônica, módulos e caixa de fusíveis.  A utilização de produtos químicos também não é recomendada. No entanto, se a sujeira não for retirada pode tampar o radiador e causar problemas na refrigeração.

O correto é levar o carro em uma oficina mecânica especializada para que a devida limpeza seja feita com equipamentos próprios para higienização de partes elétricas. O ideal é realizar a limpeza profissional a cada dois anos se o carro circula por vias urbanas e a cada um ano se roda por vias rurais.

Para amenizar o excesso de sujeira no motor, o motorista pode utilizar um pano úmido e passar pela superfície, bloco principal de plástico e bordas, sem se esquecer de secar com um pano limpo e seco. A limpeza deve ser feita com o carro desligado.

Se notar sujeira acumulada no motor do seu carro, não hesite e faça a limpeza profissional na Widmen.

Leia mais:

As consequências do excesso de óleo no motor:

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/as-consequencias-do-excesso-de-oleo-no-motor/

Bateria de carro: quando trocar?

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/bateria-de-carro-quando-trocar/

]]>

Carlos

Open chat