21 2461-0300

Diesel pode ser banido da Europa

Diesel pode ser banido da Europa

Por: Gabriela Rabinovici

Carros movidos a diesel não são muito populares no Brasil. Apenas caminhões, ônibus, picapes com carga superior a 1.000 kg, utilitários com tração 4×4 e reduzida (picapes médias, SUVs e crossovers) podem utilizar o combustível, já que no país, o uso está proibido em carros de passeio desde 1976.

Este tipo de combustível é formado, principalmente, por átomos de carbono, hidrogênio e em baixas concentrações por enxofre, nitrogênio e oxigênio. Sua principal vantagem é o elevado rendimento energético da combustão, no entanto, é o combustível que mais tem colaborado para as emissões pelos escapamentos de dióxido de carbono (CO2).

Na Europa, um em cada dois carros novos vendidos era movido a diesel, mas a busca por modelos menos poluentes fez com que veículos novos movidos a diesel caísse 15% em abril de 2017 em comparação com o mesmo mês de 2016.

A partir de 2025, os veículos a diesel devem ser banidos de Paris, Madri e Atenas, já que os prefeitos das cidades assinaram um compromisso para banir a circulação de automóveis, utilitários, caminhões e ônibus com motores movidos por esse combustível.

Paris colocou em prática outras restrições aos veículos diesel: já a partir de julho de 2017, caminhões e ônibus fabricados antes de 2006 não poderão entrar em zonas de grande circulação das 8h às 20h. O mesmo vale para automóveis produzidos antes de 2001.

Além disso, Bruxelas vem criticando o governo britânico por causa do não cumprimento com as normas de emissões poluentes dos carros que circulam pelo país. Para amenizar, está prometendo eliminar todos os carros com motor a combustão, ou seja, diesel e gasolina, até 2050, e investir nas redes de carregamento de carros elétricos.

Fique por dentro:

Saiba o que é gasolina formulada:

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/saiba-o-que-e-gasolina-formulada/

Os perigos de abastecer o carro com combustível adulterado:

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/os-perigos-de-abastecer-o-carro-com-combustivel-adulterado/

Open chat