21 2461-0300

Dicas para transportar bagagens de forma correta

Dicas para transportar bagagens de forma correta

Por: Gabriela Rabinovici

Quem nunca viu veículos trafegando repletos de sacolas, caixas, mochilas e malas soltos por todos os lados? Essa prática pode comprometer a segurança dos passageiros e o desempenho do carro, sobrecarregando a suspensão e provocando, até mesmo, danos irreversíveis em diversas peças.
Segundo as normas estabelecidas na resolução 349 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), o transporte eventual de cargas em veículos de passeio deve ser feito de forma que não haja risco de se soltar no trajeto.
Os objetos também não podem obstruir as luzes de freio e setas, exceder a largura do veículo ou obstruir a visão da placa traseira. No caso do uso da segunda placa de identificação, ela deve ser posta em local visível, no para-choque ou na carroceria, com suporte adaptador.
Os bagageiros devem ser fixados de acordo com as condições estabelecidas pelo fabricante do veículo. As cargas, considerando a altura do bagageiro ou suporte, não podem passar de 50 centímetros de altura.

Se você acha que vai exagerar na quantidade de bagagens, vale se organizar para preencher todos os espaços de maneira correta. Confira as dicas:

– Em primeiro lugar, verifique a capacidade de carga máxima que se encontra disponível no manual do proprietário;
– Lembre-se de priorizar o porta-malas para acomodar os volumes. No caso de uma colisão ou frenagem, a bagagem permanece isolada da cabine e dos passageiros;
– As malas mais pesadas devem ser acomodadas no fundo do porta-malas e embaixo as maiores. Por cima delas, coloque as mais flexíveis e frágeis;
– Não deixe nenhum objeto solto dentro da cabine. Isso inclui itens que ficam no painel, nos bancos e nos portas-treco. Evite ainda, carregar sacolas no colo ou entre as pernas. O recomendado é colocá-los sob os bancos dianteiros;
– Vai utilizar o rack no teto do carro? Então instale-o seguindo as instruções e os limites de peso e altura, certificando-se de que tudo está bem preso.

Atenção!
Ultrapassar o limite de carga do veículo consta como infração grave e o motorista fica sujeito a uma multa de R$ 195,23, cinco pontos na carteira e retenção do carro para regularização.

Fique por dentro:
Conheça os pneus mais apropriados para carga:

Conheça os pneus mais apropriados para carga

Saiba identificar o índice de carga e velocidade máxima do pneu:

Saiba identificar o índice de carga e velocidade máxima do pneu

Carlos

Open chat