21 2461-0300

Dicas para manter molas e amortecedores em bom estado

Dicas para manter molas e amortecedores em bom estado

Por: Gabriela Rabinovici

 Molas e amortecedores são itens do sistema de suspensão responsáveis por absorver os impactos sofridos pelo carro, devido às irregularidades do solo. É este conjunto que garante a segurança e o conforto dos ocupantes, quando o motorista precisa trafegar em pistas esburacadas e estradas de terra.

 O amortecedor controla os movimentos de abertura e fechamento das molas (uma lombada causa o fechamento da mola enquanto um buraco provoca sua abertura), sustenta o alinhamento das rodas e domina a movimentação do veículo: rolagem, balanço, mergulho e subida na aceleração.

 Já a mola, é um elemento elástico da suspensão e pode ser do tipo feixe ou helicoidal. Elas sustentam o peso e controlam a altura do veículo. Juntos, amortecedor e mola são essenciais para o equilíbrio e alinhamento da suspensão.

 Muitas vezes, basta dar uma simples volta de carro para saber se a sua suspensão está ok. Entre os principais sinais de problema estão: ruídos, veículo rebaixado e saltitante, perda de estabilidade e batidas secas.

 Para mantê-los em boas condições são necessários alguns cuidados:

 – Evite trafegar por vias esburacadas e passar por lombadas em alta velocidade;

 – Não transporte cargas acima do recomendado;

 – Cuidado ao tunar o carro e modificar sua estrutura. Essa prática danifica os itens da suspensão;

 – Atenção à ferrugem na mola. Peças descascadas devem ser verificadas o quanto antes;

 – Faça o alinhamento e balanceamento do veículo periodicamente, inclusive quando trocar as molas e amortecedores;

 A troca preventiva dos amortecedores é indicada antes dos 40 mil quilômetros. Para as molas helicoidais, a substituição é feita com 60 mil quilômetros e para os feixes de mola aos 70 mil quilômetros. Em alguns casos, o conjunto mola/amortecedor dura mais de 100 mil quilômetros.

 Consulte o manual do fabricante e não abra mão da revisão periódica, pois mesmo com toda a precaução, problemas podem aparecer.

 Leia mais:

 Cuidados necessários ao tunar o carro:

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/cuidados-necessarios-ao-tunar-o-carro/

 Tração do pneus: como funciona?

 http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/tracao-do-pneu-como-funciona/

Carlos

Open chat