21 2461-0300

Dicas para instalar o kit gás veicular

Dicas para instalar o kit gás veicular

Por: Gabriela Rabinovici

Economia é um dos principais motivos que levam motoristas a optar pela instalação do kit de Gás Natural Veicular (GNV) em seus carros. Além disso, sua queima é considerada uma das mais limpas, praticamente sem emissão de monóxido de carbono e totalmente livre de enxofre.

O gás natural consiste em uma mistura de hidrocarbonetos leves que, sob temperatura ambiente e pressão atmosférica, permanece em estado gasoso. Ele é extraído das jazidas no subsolo, frequentemente acompanhado pelo petróleo usado na produção de gasolina e diesel.

Ao contrário dos outros tipos de combustíveis, o GNV não pode ser adulterado e tem como mais uma vantagem, a maior durabilidade do óleo do motor e dos bicos injetores, que acabam por não acumular resíduos.

Para fazer a instalação, basta procurar uma oficina homologada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). O serviço leva, normalmente, um dia e custa, em média, R$ 4 mil. O preço é referente ao kit Geração 5, considerado o mais moderno.

Antes de realizar a instalação é preciso conferir a capacidade do cilindro em função da mala do veículo:

Carros pequenos – 30 a 40 litros
Carros médios e grandes – até 69 litros
Utilitários – Acima de 69 litros

Vale ainda, verificar se o cilindro é novo ou retestado, no caso de cilindro novo, o selo do INMETRO é verde com preto, em caso de retestado é lilás.

Atenção!

– Nunca confunda o GNV com o gás de cozinha (GLP). Em alguns casos, este último é improvisado no uso automotivo, colocando em risco de morte os ocupantes do veículo e terceiros;

– A conversão para GNV faz com que o veículo perca a garantia dada pela montadora. No entanto, há algumas concessionárias que asseguram a garantia do veículo quando a conversão é gerenciada pelos proprietários em convertedoras parceiras.

Economia esperada:        

Depois de instalado, a economia esperada é imediata, pois o veículo gasta menos combustível podendo chegar a ser 60% mais econômico que a gasolina e o álcool. Mas o retorno do investimento, pode demorar de quatro meses (para taxistas) a trinta meses (para uso não profissional).

Leia mais:
Quando realizar a revisão no sistema de suspensão do carro?

https://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/quando-realizar-a-revisao-no-sistema-de-suspensao-do-carro/

10 dicas para evitar que o tanque seque:

https://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/10-dicas-para-evitar-que-o-tanque-seque/

 

Open chat