21 2461-0300

Dicas para evitar incêndios em carros

Dicas para evitar incêndios em carros

Por: Gabriela Rabinovici

Muito fatores podem fazer com que o carro pegue fogo em plena via, deixando-o completamente destruído em poucos minutos. Curtos-circuitos, vazamentos de fluidos inflamáveis e falta de manutenção periódica podem ocasionar esse tipo de acidente, por isso, é fundamental tomar alguns cuidados, afinal, é melhor prevenir do que remediar.
Em primeiro lugar, é extremamente importante não perder os prazos da manutenção periódica. Durante o procedimento, itens como: bomba de combustível, mangueiras, óleos, água do radiador e parte elétrica (bateria, cabos, alternados) são verificados. Caso estes itens não estejam em boas condições podem provocar incêndios. Se o seu carro é antigo (com mais de 15 anos), redobre a atenção!
Dicas:
– Além de cumprir o prazo da manutenção periódica, atente para a qualidade do combustível utilizado, pois combustível adulterado danifica toda a tubulação do sistema;
– Muito cuidado com instalações elétricas mal feitas. Deixe que um profissional especializado faça o serviço;
– Sentiu cheiro de queimado ou cheiro forte de combustível? Investigue imediatamente;
– Em caso de incêndio, desligue o carro, saia do veículo juntamente com todos os ocupantes e acione o Corpo de Bombeiros. Se houver fogo no motor, nunca abra o capô por completo, pois em contato com o ar, o fogo pode aumentar e as chamas provocarem graves ferimentos. 
Extintor de incêndio
Em 2015, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou a resolução nº 157, que tornava obrigatório a presença de extintores de incêndio do tipo ABC em todos os veículos, no entanto, em setembro de 2015, às vésperas do fim do prazo para a regra entrar em vigor, o Contran publicou a resolução nº 556, tornando facultativo a portabilidade do item. Ou seja: leva no carro quem quiser.
Se você possui um extintor de incêndio no seu carro, veja se ele está dentro do prazo de garantia e se está em bom funcionamento. Geralmente, a validade da carga é de 5 anos.

Fique por dentro:
Os mitos e verdades sobre as proibições no trânsito:

Os mitos e verdades sobre as proibições no trânsito

Revisão do carro: saiba quais itens checar antes de viajar:

Os mitos e verdades sobre as proibições no trânsito

Carlos

Open chat