21 2461-0300

Dicas para escolher o aro certo para seu carro

Dicas para escolher o aro certo para seu carro

Por: Gabriela Rabinovici

O aro consiste na altura da roda medida em polegadas de extremidade a extremidade, ou seja, é a circunferência da roda que vai dentro do pneu. Pneus com aro 13 a 15 equipam a grande maioria dos carros médios do país. No entanto, isso vem mudando.

Existe uma tendência de aumento de aros no mercado. Hoje, o aro 15 supera o 13 no Brasil e o 16 tem se popularizado, por isso, muitas montadoras têm oferecido três opções de aros para o mesmo modelo de veículo, a exemplo do Fiat Palio, que dá opções de aros 14, 15 e 16.

É preciso saber que alterar as medidas da roda sem conhecimento adequado pode provocar danos no veículo, problemas nos comandos eletrônicos e oferecer perigo aos passageiros. A Resolução 292 do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) diz que é proibido utilizar rodas e pneus que ultrapassem os limites externos dos para-lamas do veículo, assim como aumentar ou diminuir o diâmetro externo do conjunto pneu/roda.

Para que a substituição seja feita de forma segura é preciso estar atento às especificações de fábrica do componente. Verifique o manual do fabricante para conferir o tamanho do aro, tala, distância da furação, número de furos, offset e peso do aro. Não se esqueça de analisar o material. Aros de liga-leve, feitos com alumínio, magnésio, silício ou titânio oferecem boa durabilidade e grande variedade de cores e design.

Na hora da escolha do aro, o tipo de uso do carro também deve ser levado em conta. Veículos esportivos prezam por performance, por isso, aros que variam entre o 16 e o 20 são os mais indicados. Já os veículos off-road são maiores e costumam encarar estradas de terra, às vezes com lama e pedras, sendo assim, necessitam de aros que variam entre o 20 e o 22.

Aqui na Widmen você encontra a maior variedade de aros do mercado!

Saiba mais:

Entenda as informações presentes nas rodas do carro:

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/entenda-as-informacoes-presentes-nas-rodas-do-carro/

Conheça as vantagens das rodas de liga leve:

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/conheca-as-vantagens-das-rodas-de-liga-leve/

Carlos

Open chat