21 2461-0300

Dicas para dirigir em situações off-road

Dicas para dirigir em situações off-road

Por: Gabriela Rabinovici

Traduzindo para o português, off-road quer dizer “fora da estrada” e refere-se à categoria dos automóveis criados para transpor obstáculos impostos pela natureza em estradas não pavimentadas. Para os entusiastas, quanto mais água, pedras e lama o trajeto tiver, mais prazeroso se torna o desafio em superá-los.

Para evitar que o carro seja danificado e a diversão acabe, é necessário conhecimento, habilidade e muitos cuidados, afinal, a segurança dos ocupantes também é importante. Entender sobre as condições climáticas, sobre o terreno e limitações do veículo assegura um maior desempenho em situações off-road.

Abaixo seguem algumas dicas:

– ÁGUA:

Quando o terreno está alagado, o mais importante é proteger o sistema elétrico. Recomenda-se aplicar uma graxa a base de silicone nos itens mais vulneráveis. Atenção ao atravessar riachos! Águas profundas, com buracos ou grandes rochas podem impedir a travessia, por isso utilize um cabo de madeira ou uma pá para verificar se a profundidade é propícia. Água não lamacenta indica corrente forte e limo macio e profundo indica corrente fraca. Não se esqueça de observar também, a margem de entrada e saída do rio, assim como as condições dos pneus e radiador após a travessia.

– PEDRAS:

Para conduzir em terrenos rochosos, o motorista precisa de muita habilidade e, sempre que possível, manter-se no nível mais alto do terreno para não danificar os transmissores ou chapas de derrapagem. A força de torção é mais importante que a potência nessa situação. Sendo assim, é preciso manter-se em primeira ou segunda marcha e utilizar velocidade alta para que os pneus não patinem.

– LAMA:

Em terrenos enlameados, deve-se evitar acelerar muito para que o veículo não patine e perca o controle. O ideal é reduzir a velocidade em segunda ou terceira marcha, no entanto, se estiver muito lento, pode-se perder o impulso, que deve ser constante. Atenção aos canais sulcados e buracos profundos! Nunca trafegue fora dos sulcos e verifique se os para-lamas estão limpos, assim, os pneus conseguem eliminar a lama da banda de rolagem.

– AREIA:

O perigo em trafegar na areia é atolar! Para evitar essa situação, é importante manter-se na área mais baixa do terreno, pois a areia solta e macia prejudica a tração e exige impulso contínuo.

Saiba mais:

Carros off-road: como funcionam?

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/carros-off-road-como-funcionam/

Dica: veja os benefícios de ser um condutor cauteloso no trânsito:

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/carros-off-road-como-funcionam/

]]>

Carlos

Open chat