21 2461-0300

Dicas para calibrar corretamente os pneus

Dicas para calibrar corretamente os pneus

Por: Gabriela Rabinovici

A calibragem é um dos procedimentos mais comuns e necessários para garantir dirigibilidade, estabilidade e a segurança do veículo, afinal, quando os pneus estão murchos (com menos pressão), o carro fica suscetível a diversos danos, além de aumentar o consumo de combustível.

Veja a seguir, as dicas para inflar os pneus da forma correta:

– Se colocou ar em excesso no seu pneu, pressione a haste metálica com um prego ou ponta de uma caneta, deixando algum ar sair. Depois recoloque o manômetro e repita o processo;

– Sempre confira se colocou a tampinha na válvula;

– Repita a operação de calibragem em cada pneus, incluindo o pneu reserva. A pressão dos pneus reservas deve ser um pouco mais alta que o valor máximo usado para os pneus adaptados no veículo. Para pneus radiais: de +0,2 a 0,3 bars (+3 a +4,5 psi);

– Certifique-se da ausência de pregos ou outros materiais presos que possam fazer um furo no pneu;

– Verifique os flancos da superfície de rolamento para constatar a ausência de cortes, convexidades e quaisquer outras imperfeições e irregularidades.

Lembre-se que a calibragem deve ser feita com os pneus frios, uma vez por semana ou, no mínimo, uma vez a cada quinze dias.

Para saber a pressão correta dos itens é importante consultar o manual do fabricante ou verificar as placas indicativas presentes na porta do motorista, porta-luvas ou na parte interna da tampa do reservatório de combustível.

Mesmo após ter realizado a calibragem, ao observar que os pneus estão murchando rapidamente, deve-se levar o veículo a uma mecânica especializada para realizar um diagnóstico preciso.

Na Widmen você realiza a manutenção completa do seu conjunto de pneus.

Leia mais:

A importância de manter a pressão ideal dos pneus:

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/a-importancia-de-manter-a-pressao-ideal-dos-pneus/

Pneus: dicas para melhorar a aderência ao solo:

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/pneus-dicas-para-melhorar-a-aderencia-ao-solo/

Carlos

Open chat