21 2461-0300

Dicas para aumentar a durabilidade do motor

Dicas para aumentar a durabilidade do motor

Por: Gabriela Rabinovici

Um motor pode durar muito tempo, sendo possível alcançar um milhão de quilômetros no odômetro, mas isso depende de muitos fatores: seguir as recomendações de fábrica para a manutenção, utilizar o óleo indicado na frequência certa, abastecer com combustível de qualidade e ter alguns cuidados especiais ao fazer uso do veículo.

No interior do motor, a movimentação é muito intensa. O desgaste pode ser rápido se não houver cuidados.

Veja dicas importantes para ajudar na durabilidade do automóvel:

– Amaciamento:

Se o carro saiu recentemente da concessionária mantenha a rotação baixa nos primeiros 1.000 quilômetros. Antecipe trocas de marcha (não passe de 3.500 rpm), varie a velocidade e faça acelerações progressivas. Amaciar o carro à força não funciona.

– Limpeza:

Durante a lavagem do carro, lembre-se que o motor deve ser isolado. Quanto ao filtro de ar do motor, realize a substituição periódica em uma mecânica especializada, assim como o filtro de combustível, que em vez de limpo, deve ser trocado para evitar acúmulo de sujeira e garantir a eficiência do motor.

–  Aquecimento:

Antes de sair com o carro, aqueça o motor por, pelo menos, 30 segundos. A prática é recomendada para aumentar a eficiência de lubrificação do óleo, já que com o veículo frio há desequilíbrio na mistura ar/combustível.

– Troca de marchas:

Não faça rotações elevadas, elas aumentam o consumo e ruído. Use sempre a marcha ideal para a velocidade em que está, considerando a inclinação da pista.

– Combustível de qualidade:

Abasteça em postos de confiança para evitar o uso de combustível adulterado. Solventes e outros produtos químicos podem contaminar o óleo do motor e causar sérios danos ao automóvel.

– Óleo e líquido de arrefecimento:

O óleo do motor deve ser trocado a cada 10 mil quilômetros ou uma vez por ano e o líquido de arrefecimento a cada 30 mil quilômetros. Utilizar óleo vencido cria depósitos de borra que entopem os dutos de lubrificação, podendo danificar o motor. Não trocar o líquido de arrefecimento desequilibra a temperatura, causando superaquecimento.

– Manutenção preventiva:

Confira no manual do fabricante, os intervalos de manutenção e itens a serem checados conforme a quilometragem do carro.

Garanta mais tranquilidade e segurança no trânsito. Faça a manutenção periódica do seu veículo na Widmen! Estamos localizados no Recreio, Barra, Botafogo, Tijuca e Niterói.

Saiba mais:

Lavagem do motor merece cuidados:

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/lavagem-do-motor-merece-cuidados/

As consequências do excesso de óleo no motor:

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/as-consequencias-do-excesso-de-oleo-no-motor/

Carlos

Open chat