21 2461-0300

Dicas de segurança no trânsito congestionado

Dicas de segurança no trânsito congestionado

Por: Gabriela Rabinovici

Para quem vive nos grandes centros urbanos, os engarrafamentos, infelizmente, tornaram-se comuns. Se você precisa dirigir diariamente, com certeza gasta muito tempo em engarrafamentos, e isso acaba gerando estresse, frustração e até imprudências no trânsito.

Para evitar situações de irritabilidade, prejuízos ao veículo e possíveis acidentes, siga essas 21dicas:

– Mantenha distância do carro da frente:

Muitos motoristas têm o hábito de andar e parar praticamente colados ao veículo da frente, mas o correto é guardar distância de segurança não só frontal, como também lateral, dessa forma, é possível parar em segurança no caso de travagem ou imobilização súbita.

– Não ultrapasse pelo acostamento:

Utilizar o acostamento como faixa de tráfego ou para realizar ultrapassagens consta como infração gravíssima, segundo o Código de Trânsito Brasileiro, e contabiliza sete pontos na carteira de habilitação.

– Tire o pé da embreagem:

Esse vício gera aquecimento, reduzindo a vida útil do conjunto platô, disco e rolamentos. A prática também prejudica o volante do motor. Já nos carros automáticos prefira passar o câmbio para a posição “N” nas pausas maiores e segurar o carro no freio.

– Não desligue o motor:

Não desligue o veículo em toda parada no meio de um engarrafamento. Só o faça se perceber que a parada será realmente longa, ou em túneis em que essa recomendação seja expressa.

– Não ande na “banguela”:

Deslocar o carro desengrenado ou desligado, faz com que o sistema de freios perca sua eficiência, aumentando o risco de causar algum acidente.

– Atenção à postura:

Além de ser uma questão de saúde e bem-estar, evitar os vícios posturais, permite ao motorista reagir mais rápido a qualquer imprevisto no trânsito. Deixe as costas bem apoiadas no banco e segure o volante com os braços levemente dobrados.

– Relaxe e descanse:

Procure descansar a cada 3 horas ou quando sentir sono. Durante esse intervalo, desça do carro, faça alongamentos e caminhe um pouco.

Saiba mais:

Dicas para preservar a embreagem do carro:

https://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/dicas-para-preservar-a-embreagem-do-carro/

Aprenda a ajustar corretamente os retrovisores do seu carro:

https://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/aprenda-a-ajustar-corretamente-os-retrovisores-do-seu-carro/

Open chat