21 2461-0300

Data de fabricação do pneu: como identificar?

Data de fabricação do pneu: como identificar?

Por: Gabriela Rabinovici

Além do Tread Wear Indicator (TWI) que identifica o nível de desgaste do pneu, outro recurso pode ajudar na hora da troca da peça: o código DOT, que mostra quando o pneu foi fabricado, e fica localizado na face do item.

Departament of Transportation (DOT) significa Departamento de Transportes e indica que o pneu atende aos regulamentos do Departamento de Trânsito dos Estados Unidos. Neste código, além de outras informações, consta a data de fabricação da peça e para identificá-la basta localizar os quatro últimos números, sendo os dois primeiros dígitos a semana e os dois últimos dígitos o ano, por exemplo, “1315”, quer dizer que o pneu foi fabricado na 13ª semana de 2015.

Diversos fatores influenciam no desgaste da peça, por isso, a manutenção não deve ser negligenciada. A recomendação é que seja feita a cada 10 mil quilômetros.

Fique de olho, pois caso haja rachaduras, cortes e furos, os itens precisarão ser imediatamente analisados por profissionais. Em boas condições, os pneus podem durar até cinco anos, lembrando que isto é apenas uma previsão e que o tempo real de desgaste do pneu depende unicamente do tipo de utilização do condutor.

Preze pela qualidade e segurança! Ao trocar o conjunto de pneus do seu carro, incluindo o estepe, não deixe de verificar a data de fabricação e exija sempre o selo do Inmetro.

Venha para a Widmen: aqui a manutenção e troca dos pneus são feitas pelos melhores profissionais do mercado!

Leia mais:

Pressão baixa dos pneus compromete o desempenho do carro:

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/pressao-baixa-dos-pneus-compromete-o-desempenho-do-carro/

Qual é a função do Protetor de Borda (Rim Protection) dos pneus:

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/qual-e-a-funcao-do-protetor-de-borda-rim-protection-dos-pneus/

]]>

Carlos

Open chat