21 2461-0300

Curiosidades sobre pneus – Parte 1

Curiosidades sobre pneus – Parte 1

Por: Gabriela Rabinovici

Pneus são itens fundamentais no desempenho e segurança veicular, afinal, eles suportam a carga, amortecem, atuam na frenagem e transmitem força na tração. Algumas informações podem ajudar muito na hora de comprar, trocar ou fazer a manutenção do seu conjunto de pneus, por isso, veja a nossa seleção de curiosidades:

– O que são os “pelinhos” na banda de rodagem dos pneus?

Consistem no excesso de borracha que escorre do molde quando o pneu é fabricado. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, os “pelinhos” não são obrigatórios nos pneus novos, isso porque, alguns fabricantes raspam a rebarba antes da venda. É importante saber que eles não influenciam no desempenho do item.

– O pneu aumenta de tamanho ao rodar?

Sim. O aumento é irrisório (cerca de 2%), sendo invisível a olho nu, e ocorre no centro da banda de rodagem, quando o ar pressiona a parte interna do pneu.

– Pneus têm validade?

Sim. Os itens têm validade, em média, de cinco anos da nota fiscal, mas pode ser menor ou maior dependendo do tipo de uso. É preciso ficar atento à data de fabricação que vem inscrita na lateral do conjunto de pneus, incluindo o estepe e à data da nota fiscal.

– Pneus importados são adaptados às vias e ao clima brasileiro?

Sim. Todos passam por uma análise técnica para receber o selo de qualidade do Inmetro, levando em conta as normas do mercado brasileiro.

– Pneus são feitos com quantos tipos de borracha?

São feitos com 15 a 20 tipos de borracha e cada um tem uma função. Os compostos são criados separadamente, e depois agrupados através da vulcanização, transformando tudo numa estrutura única.

– Circular com os pneus descalibrados aumenta em quanto o consumo de combustível?

Trafegar com a calibragem inferior a 20% consome aproximadamente 2% a mais de combustível. O ideal é que os pneus sejam calibrados, no mínimo, a cada 15 dias.

Leia mais:

Como conservar os pneus novos do seu carro?

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/como-conservar-os-pneus-novos-do-seu-carro/

Aprenda a ler as marcações de um pneu:

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/aprenda-a-ler-as-marcacoes-de-um-pneu/

Carlos

Open chat