21 2461-0300

Cuidados importantes com as lâmpadas dos faróis do carro

Cuidados importantes com as lâmpadas dos faróis do carro

Por: Gabriela Rabinovici

O sistema de iluminação é responsável por iluminar e sinalizar as funções do veículo, tornando-o visível aos demais carros e pedestres, ajudando assim, a evitar acidentes. Todas as luzes indicadoras de direção, lanternas e freio devem estar funcionando, por isso, a inspeção do conjunto de peças deve ser feita regularmente.

A recomendação é revisar todas as lâmpadas a cada dois anos ou 20 mil quilômetros. No entanto, elas podem queimar antes, devido principalmente, à vibração causada pelo asfalto irregular. O acúmulo de sujeira também pode avariar as peças.

As lâmpadas externas do carro podem ser checadas em menos de 10 minutos, com exceção das luzes de ré e de freio em que é preciso uma pessoa dentro do carro e outra fora. Basta verificar as duas na frente (amarelo fraco) e as duas atrás (vermelho mais fraco que as luzes de freio), além da iluminação da placa traseira. Depois ligue os faróis, que sempre se acendem após os faroletes, e verificar tanto o baixo como o alto. Já as setas, basta ligar uma para um lado e conferir se pisca e repetir este teste com a outra seta.

Risco de multa:

Fique atento! É importante estar com as condições de iluminação adequadas, respeitar os motoristas que trafegam pelo lado contrário da pista e verificar sempre que possível, se não há lâmpadas danificadas.

Transitar com as lâmpadas do carro queimadas é considerada uma infração média, que resulta em quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação e multa de R$ 130,16.

Dica:

Utilize sempre lâmpadas compatíveis com a capacidade determinada pela montadora do veículo e permitida por lei, do contrário pode haver sobrecarga elétrica e superaquecimento da fiação.

Ao notar alguma falha ou lâmpada queimada, vá imediatamente a uma mecânica especializada realizar a substituição da peça. Conte com a Widmen para revisar e trocar todas as lâmpadas dos faróis do seu carro!

Leia mais:

Saiba mais sobre os faróis de LED:

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/saiba-mais-sobre-os-farois-de-led/

Cuidados especiais com os faróis de xênon:

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/cuidados-especiais-com-os-farois-de-xenon/

Gabriela Rabinovici

Open chat