21 2461-0300

Cuidados especiais com os faróis de xênon

Cuidados especiais com os faróis de xênon

Por: Gabriela Rabinovici

Elas emitem até três vezes mais luz do que as lâmpadas convencionais, proporcionando maior visibilidade à longa distância. Os faróis de xênon possuem lâmpadas de gás xenônio que consomem menos energia e são mais duráveis do que as incandescentes, tendo vida útil média de seis anos.

Para garantir seu bom funcionamento é necessário que o item esteja devidamente regulado e com a limpeza das lentes dos faróis em dia para que a luz seja projetada para a pista e não se disperse, evitando o ofuscamento da visão dos motoristas que vêm do lado contrário da estrada.

Recomenda-se que a regulagem seja feita, pelo menos, uma vez por ano por profissionais especializados e que o condutor evite trafegar por vias esburacadas.

Muitos motoristas que não possuem a tecnologia de fábrica resolvem instalar o kit de adaptação xênon sem saber que o ato constitui infração grave. O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) proibiu a instalação de faróis xênon em veículos que não saírem de fábrica com esse dispositivo.

Se o motorista for flagrado utilizando o item terá que pagar multa de R$ 127, 69 e levará cinco pontos na carteira, com risco de ter o carro retido. É importante estar com as condições de iluminação adequadas, respeitar os motoristas que trafegam pelo lado contrário da pista, acionando a luz baixa e verificar sempre que possível, se não há lâmpadas queimadas.

Saiba mais:

Aprenda a dirigir em diferentes condições de luz:

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/aprenda-a-dirigir-em-diferentes-condicoes-de-luz/

Revisão das lâmpadas do carro evita acidentes e multas:

http://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/revisao-das-lampadas-do-carro-evita-acidentes-e-multas/

]]>

Carlos

Open chat